Secretaria de Agricultura local orienta homônima de São Luís Gonzaga sobre SIM

Livramento compartilha experiências e orienta o Sistema de Inspeção Municipal daquela cidade

O secretário Fernandes (à mesa) conversa com os integrantes da comitiva gonzaguense para fazer os encaminhamentos

No dia 6 de maio estiveram em Livramento, na Secretaria Municipal de Agricultura, o secretário municipal de Agricultura de São Luís Gonzaga, Aldimar Pereira Machado, a professora da UERGS Cláudia Ojeda e o presidente da Associação de Apicultores de São Luís Gonzaga, Mauro Cadori, que formam o Grupo de Trabalho para reformulação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) daquele município.

O secretário Carlos Alberto Xavier Fernandes os recebeu em seu gabinete e explanou sobre a visão da administração atual, salientada em diversas oportunidades pelo prefeito Glauber Lima.

Informou que o foco é uma fiscalização forte, mas ao mesmo tempo é obrigação do poder público a implementação de políticas públicas educativas e de apoio à agroindustrialização.

Entre as políticas de competência da Secretaria Municipal de Agricultura, ressaltou o secretário Carlos Fernandes, estão o fomento à agroindústria, manutenção de um corpo técnico capaz de apoiar os empreendedores na instalação de sua agroindústria com projetos ambientais e obras civis, assim como a acessibilidade a mercados através do Serviço de Inspeção Municipal harmonizado com as normas de Sistema Brasileiro de Inspeção, que permite a comercialização da produção das agroindústrias que estão adequadas a este sistema, em todo o território nacional.

O grupo de trabalho de São Luís Gonzaga visitou as instalações da Secretaria Municipal da Agricultura e priorizou suas atividades no Serviço de Inspeção Municipal, incentivados pela professora Cláudia que já conhecia o trabalho aqui realizado, e verificaram a forma de atuação, a infraestrutura administrativa , os recursos humanos existentes e como são registradas as agroindústrias no SIM de Livramento.

O secretário de Agricultura de São Luís manifestou-se, exaltando o trabalho executado pelo Serviço de Inspeção Municipal de Livramento e agradeceu a cordial recepção. “Estamos aqui para verificar o trabalho do SIM de Sant’ Ana do Livramento que vem servindo de exemplo para todo o Rio Grande do Sul e trocarmos informação para implementar melhorias em nosso trabalho encurtando caminho para atingirmos nosso objetivo” – complementou.

O que é o SIM

Serviço de Inspeção Municipal – SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-se em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.