Chega ao fim a Operação Ágata 8

Ação foi considerada produtiva pelos comandantes do Exército local. Ao todo, mais de 7 mil veículos foram fiscalizados

Ponto de Bloqueio e Controle de Estradas operado pela 2ª Bia AAA.

Acabou, às 18h desta quarta feira, 21, a Operação Ágata 8. A ação abrangeu toda a faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos, uma área de 16.886 km, que passa por 10 estados. A ação fez parte do Plano Estratégico de Fronteiras e envolveu 12 ministérios e 20 agências governamentais, além do Ministério da Defesa que coordena as ações ao lado do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e das forças de segurança federais, estaduais e municipais. Em Sant’Ana do Livramento, o 7ºRCMec e a 2ª Bia AAA operaram postos de bloqueio e controle de estada nos acessos à cidade.

Maj. Allan Dias Mercês, Comandante da 2ª Bia AAA

De acordo com o comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Ten. Cel. Juarez Guina Junior, ao longo da operação, o Regimento vistoriou 6.029 veículos leves, 280 motocicletas, 147 caminhões e 46 ônibus e vans. O Regimento também realizou operações do tipo patrulha nas principais estradas vicinais do interior do Município.

O principal objetivo da operação foi o de eliminar os crimes transfronteiriços. Além de buscar por entorpecentes, as forças de segurança nacional se mobilizaram para combater crimes ligados ao contrabando e descaminho, narcotráfico e ao tráfico de armas e de pessoas.

A 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realizou a abordagem de 524 veículos leves, 61 ônibus, 86 caminhões e 47 motocicletas, ocupou trechos da BR-293, além de outros pontos de patrulha. De acordo com o Maj. Allan Dias Mercês, comandante da 2ª Bia AAA, a operação foi produtiva tanto para a sociedade quanto para o exército. “Mesmo sendo uma operação real, se trata de uma grande oportunidade para o treinamento e a participação de nosso efetivo em conjunto com a sociedade na Fronteira. O relacionamento que nossa tropa teve com a Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar também foi muito produtivo”, observou. 

Ponto de Bloqueio e Controle de Estradas operado pelo 7º RCMec

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.