PSB quer saber posição dos médicos sobre tornar a Santa Casa um hospital 100% SUS

Partido Socialista em nível local está desenvolvendo seu debate interno sobre a proposta defendida pela bancada do PT na Câmara

Médica Luciane Peixoto conversando com Wainer Machado e Hélio Bênia

Durante a semana que passou, o PSB esteve debatendo internamente a proposta de transformar a Santa Casa em hospital 100% SUS, de autoria do petista Aquiles Pires e defendida pela bancada do PT na Câmara.

De acordo com o presidente da agremiação, o ex-prefeito Wainer Machado, mesmo após a audiência pública realizada na Câmara, não há a posição dos médicos santanenses.

“Ainda tem muita aresta para ser aparada e questões a serem indagadas, em especial a forma de financiamento, e se há interesse do executivo em assumir o compromisso que lhe compete nesta partilha de responsabilidades” – ponderou o dirigente.

Conforme o ex-prefeito, o PSB definiu uma série de consultas e reuniões para embasar e definir a posição de seus vereadores e também informar a comunidade usuária da Santa Casa e do SUS.

“Já temos agendada uma reunião com o vice-governador, que é médico e tem conhecimento do assunto, para saber de que forma pode auxiliar. Queremos ouvir as entidades de trabalhadores da Santa Casa e as entidades dos médicos da cidade, o Sindicato Médico e a Associação Santanense de Medicina” – afirmou.

 

Primeira reunião

 

O vereador Hélio Bênia (PSB) informou ter acompanhado o presidente do PSB em uma conversa, na sexta-feira, com a médica Luciane Peixoto, delegada regional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). “Tratamos sobre o assunto. Ela nos disse que o tema referente à Santa Casa 100% SUS ainda não terminou, ou seja, ainda não está claro” – conta.

Conforme Bênia, na visão dos socialistas é preciso saber a posição da categoria médica, pois é necessário que os mesmos manifestem sua intenção para que a população possa ter claro o que poderá acontecer dependendo do posicionamento da classe.

“Dessa forma, é preciso buscar a opinião da categoria, através de suas entidades representativas, para que possamos, a partir disso, definirmos, enquanto partido, e orientarmos a população sobre o que poderá ocorrer” – disse.

Wainer Machado e os vereadores Ivan Garcia e Hélio Bênia afirmam que o PSB é favorável ao 100% SUS, mas ainda é preciso ter mais informações técnicas e administrativas sobre o assunto, pois a responsabilidade não permite tomar uma decisão baseada em convicções, sejam elas de grupos ou de categorias, que estejam pró ou contra governo, ou ao sistema que mantém financeiramente o programa, pois podem estar envolvidos emocionalmente. “A Santa Casa é um bem muito valioso para todos nós, santanenses. Não é possível um erro neste momento, sob pena de termos que pagar um alto preço por uma decisão equivocada, baseada em argumentos sem uma análise mais clara e racional” – afirmou o vereador Ivan Garcia.

“Entendemos que é pertinente buscar a posição de todos os envolvidos no assunto, pois sabemos que a saúde e um hospital dependem de vários profissionais. Mas, neste caso em especial, queremos ouvir a posição dos médicos que trabalham em nossa cidade, sobre esta proposta de termos um hospital Santa Casa 100% SUS” – complementou o presidente do PSB santanense.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.