Audiência pública sobre Santa Casa como hospital 100% SUS será hoje

Expectativa é de debates intensos e lotação completa do plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h desta sexta

Hospital Santa Casa: audiência pública pretende apresentar prós e contras do 100% SUS

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, em conjunto com o coletivo de legisladores, põe em debate, a partir das 18h desta sexta-feira, 16, a proposta de adesão ao programa 100% SUS por parte da Santa Casa de Misericórdia. O assunto veio ganhando espaço ao longo dos últimos meses, a partir da proposta feita pelo vereador Aquiles Pires (PT), que requereu à comissão encaminhamentos no sentido de promover o debate público.

Provedoria e administração do hospital já firmaram posição rejeitando a proposta, tendo, inclusive, apresentado e debatido esse tema em reunião específica e assembleia de associados do hospital, a qual manifestou, igualmente, a não adesão.

Na prática, para que exista a transformação do hospital em 100% SUS (ou seja, atendimento exclusivamente ao Sistema Único de Saúde), existem apenas duas formas. A primeira, amistosa, seria a partir de manifestação de interesse por parte da mesa diretora e dos associados da Santa Casa. Essa possibilidade está descartada. A segunda, mais ousada, é a decretação de intervenção do hospital por parte do Executivo Municipal, mediante fundamentação e argumentos específicos apresentados. 

Embate 

O embate, com a apresentação de argumentos dos dois lados (defensores do 100% SUS e contrários ao sistema) vem ocorrendo em episódios pontuais. Dois deles ocorreram nesta semana, no programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM, respectivamente na quarta e na quinta-feira. A emissora optou por disponibilizar espaço para ambos os envolvidos no embate de argumentos realizarem manifestações durante uma hora para cada. A finalidade da emissora – e do Jornal A Plateia – é que mediante a exposição dos argumentos prós e contras dos dois lados, a cidadania, a seu entendimento, forme sua opinião, tendo o máximo de informações de cada proposta.

Na quarta-feira, defendendo a adoção do sistema 100% SUS, participaram do programa os vereadores Aquiles Pires e Jansen Nogueira (autor da proposta e presidente da comissão de Saúde da Câmara, respectivamente) com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde, Silvio Madruga.

Na quinta-feira, contrariando a proposta de adesão ao 100% SUS, fizeram parte do programa o provedor da Santa Casa, médico Carlos Alberto Viera, o administrador, Adolfo Ferreira, e a responsável pelo setor de controle, Daniele. 

Registro 

A Unimed Região da Fronteira emitiu nota, ontem, em função da audiência pública que se realizará na data de hoje, na Câmara de Vereadores, informando que sua diretoria executiva está solidária às ideias defendidas pela mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia, no sentido de que permaneça aberta aos atendimentos prestados pelo SUS, e igualmente aos usuários de convênios e particulares, ou seja, a toda a população.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.