Santa Casa como hospital 100% SUS será tema de audiência pública, sexta

Evento será desenvolvido no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h

Vereador Aquiles Pires é o principal defensor da adoção do 100% SUS por parte da Santa Casa

O vereador Aquiles Pires (PT), um dos entusiastas da adoção do sistema 100% SUS para a Santa Casa, confirmou, ontem pela manhã, que estão sendo ultimados os preparativos para o debate em torno da questão, que será realizado durante a audiência pública definida para o dia 16 de agosto, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores.

O assunto é recorrente e já vem sendo debatido em circunstâncias específicas, inclusive publicamente, como ocorreu há alguns meses, no programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM. Tanto o provedor da Santa Casa, médico Carlos Alberto Viera, quanto o administrador, Adolfo Bitencourt Ferreira, tornaram pública a posição contrária do hospital e, conforme destacam, dos associados com direito a voto.

Os vereadores Aquiles Pires (PT) e Jansen Nogueira (PT), presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, bem como outros legisladores, estão convictos de que a saída para os problemas financeiros do hospital santanense é a adesão ao sistema 100% SUS. Pires, que encaminhou à comissão de saúde da Câmara um pedido para a realização de audiência pública sobre o assunto, conta com o respaldo da organização denominada Movimento Popular Santanense, que congrega entidades representativas setoriais, como Sindicato dos Trabalhadores na Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, 23º Núcleo do Cpers-Sindicato; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Comerciários, entre várias outras entidades representativas.

Administrador do hospital, Adolfo Ferreira: em busca do equilíbrio financeiro da Santa Casa

A audiência pública será, pelo menos, uma nova etapa nos debates ou, conforme alguns entendimentos, uma nova batalha, precedendo o esgotamento de tentativas. Integram a Comissão de Saúde do Legislativo, além de Jansen Nogueira (PT), Carine Frassoni (PMDB), Lídio Mendes, o Melado (PTB) e Carlos Nilo Coelho Pintos (PP), todos vereadores que deverão participar da audiência pública de sexta.

O presidente da comissão de Saúde, Jansen Nogueira, ressalta que é de fundamental importância que os santanenses compareçam para participar dos debates no plenário do Legislativo. “Gostaria de pedir a todos que nos ajudem a ajudá-los, pois é uma questão de fundamental importância para nosso sistema de saúde local. Vamos tratar sobre a realidade, o dia a dia do atendimento às pessoas e, por isso, nosso interesse de que a população esteja presente” – disse o vereador Nogueira.

 

Médico Carlos Alberto Viera, provedor do hospital Santa Casa de Misericórdia

Aquiles Pires ressalta que, no dia 16, próxima sexta-feira, serão apresentadas várias informações sobre o funcionamento e o relato das experiências exitosas de hospitais que foram visitados pelos integrantes da comissão de saúde da Câmara. “Realizamos algumas jornadas, para que pudéssemos conhecer a realidade dos hospitais que aderiram ao 100% SUS aqui no Rio Grande do Sul, conversamos com administradores, trabalhadores e estamos convencidos de que é a melhor forma de resolver os problemas financeiros da Santa Casa” – sintetiza o parlamentar. 

Antecipando os debates 

A rádio RCC FM estará, hoje, abrindo espaço para a sequência dos debates. No programa Conversa de Fim de Tarde deste dia 14, estarão realizando manifestação e respondendo aos questionamentos dos radialistas da bancada, comandada por Henrique Bachio, os defensores da ideia de implementar o sistema 100% SUS na Santa Casa. Já na quinta-feira, será a vez dos integrantes do corpo diretor do hospital, contrários à ideia, realizarem a exposição de suas razões, opiniões e entendimentos. Na sexta-

Presidente da Comissão de Saúde, Jansen Nogueira, conduzirá a reunião na próxima sexta-feira

feira, a emissora vai deslocar, a partir das 18h, uma das unidades móveis para realizar a cobertura completa, em combinação com o jornal A Plateia, da audiência pública no Legislativo. Do plenário, via 95.3 MHz, dentro do programa Conversa de Fim de Tarde, haverá flashes com informações sobre o andamento das conversações. É, conforme a diretoria da emissora – protagonizada pelos diretores Antônio Zuheir Badra, Janete Badra, Kamal Badra e Fábio Badra – a forma de ambos os veículos contribuírem com o debate, no sentido de transmitir as informações e opiniões dos protagonistas envolvidos, a fim de que os cidadãos santanenses, em tomando ciência desses dados, formem suas próprias convicções.

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.