Tarso lança programa para dobrar produção

O governador Tarso Genro participou, ontem, em Esteio, de encontro com 500 produtores de leite, que reuniram-se na 36ª Expointer, para o lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, cuja meta é dobrar a produção leiteira do Rio Grande do Sul nos próximos dez anos. A produção leiteira no Estado envolve 450 municípios e 121 mil famílias. No encontro, em que os produtores discutiram as ações da Câmara Setorial do Leite, Tarso falou sobre a importância do setor para a economia do Rio Grande do Sul e dos investimentos realizados para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. “Esta cadeia orgulha o Estado e, apesar das dificuldades, compõe um dos vetores principais de honra e cooperativismo. Está na base produtiva do Estado e representa quase 6% do PIB gaúcho, o que equivale a R$ 6 bilhões por ano”, disse. “O conceito de crescimento que trabalhamos é orgânico, estruturado e de baixo para cima, onde todos ganham”, completou o governador.

Mais Leite de Qualidade

No lançamento do programa Mais Leite de Qualidade, foram firmados convênios com cooperativas, indústrias de laticínios e termos de cooperação técnica com agentes financiadores. Também ocorreram as assinaturas ao termo de adesão dos produtores ao programa, que estimula o uso de ordenhadeiras e resfriadores de expansão direta, o que não só contribui para o aumento da produção, mas, fundamentalmente, para a melhoria da qualidade do produto in natura, o que eleva a remuneração paga aos produtores. O projeto, além de oferecer oportunidades para aquisição de resfriadores de expansão direta por aqueles que não contam com nenhuma estrutura de resfriamento nas propriedades, também aponta para a substituição dos resfriadores de imersão, tecnologia obsoleta, menos eficaz e mais onerosa.
A cadeia do leite é considerada atividade vital para o agronegócio gaúcho, e também configura-se como opção de sustentabilidade para as pequenas propriedades rurais e a minimização do êxodo rural.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.