Não aos Sugismundos

Vez por outra sinto o sangue ferver quando vejo tantas pessoas tratando as ruas e praças da cidade onde vivem como se fossem lixeiras.E mais ainda quando me deparo com cartazes colados nas paredes das paradas de ônibus, principalmente na zona sul fde Porto Alegre, que frequento diariamente. Não penso duas vezes. Arranco todos os cartazes mais próximos, acompanhado pelo olhar de pessoas silenciosas. Nunca fui aplaudido,nem censurado. Mas se ocorresse a segunda hipótese, eu deixaria de lado minha bonomia tradicional para sair em defesa da parada onde os sugismundos à serviço de empresas de eventos colam seus cartazes.E não é para menos. As paradas,construidas pela Prefeitura com dinheiro tomado emprestado no exterior,existem para oferecer mais conforto aos usuários do transpoprte coletivo, livrando-os da chuva ou sol inclemente.Não para oferecer suas paredes à exposição de cartazes anunciando shows musicais medíocres em clubes e boates.Mas o que se vê é o mais absoluto desprezo das pessoas pela limpeza, que tambem jogam no chão garrafas pet,tocos de cigarros,caixas de fósforos e até sacos de lixo fedorento. Não estão nem aí. Não lhes passa pela cabeça oca que vivem em sociedade,onde somente o respeito ao próximo enseja condições para desfrutarmos da felicidade possivel.Não sabem ou não querem saber que em muitas outras cidades,em países distantes,o cuidado com a limpeza das ruas, com a higiene dos passeios são tão respeitados como dogmas religiosos. Cidades onde não se vê um papel jogados nas calçadas ou nas ruas. Cidades onde não se vê uma pichação em muro ou nas paredes das casas ou edifícios.
Na minha cruzada solitária contra o vasto império dos sugismundos, tenho imaginado formas para coibir suas práticas abomináveis.Uma delas seria a imposição de multas para empresas de eventos que mandam seus empregados ou terceirizados colar cartazes nas paredes das paradas de ônibus.Mas ainda não tive a alegria de ver aprovado na Câmara Municipal projeto nesse sentido.Nossos representantes,em sua maioria,talvez entendam que o assunto não tem a menor importancia e,portanto,dispensa sua atenção.
Pois,agora fiquei sabendo que ao menos na cidade do Rio de Janeiro,os sugismundos já não podem acobertar-se no manto da impunidade. A Prefeitura,em concordância com o poder legislativo,já está multando cidadãos surpreendidos no ato estúpido de aumentar o lixo existente nas ruas da cidade,principalmente do centro e nos bairros mais frequentados por turistas. As multas tem aplicação imediata,para doer no bolsos dos sugismundos.Não seria o caso de fazermos algo semelhante em Santana do Livramento, que acolhe o ano inteiro milhares de turistas de todas as procedências? Deixo esta sugestão ao vereador que se dispor a comhecer mais a legislação sobre o assunto adotada na cidade do Rio de Janeiro. A limpeza e a higiene serão eternamente gratas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.