Acessibilidade e fechamento das escolas especiais em foco

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca conscientizar população sobre os direitos de todos

Hasteamento de bandeiras no início da manhã de ontem marcou a abertura da semana

Às 8h de ontem, com o apoio da Escola Rivadávia Corrêa, foi realizada a abertura oficial da XVI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com o hasteamento das bandeiras na Praça General Osório. Estiveram presentes alunos, professores e o diretor Julio da Rosa, da Escola Rivadávia Corrêa, representantes da Secretaria de Turismo, o presidente da ADEVI – Associação dos Deficientes Visuais, Antonio, a presidente da Assandef, Leila Medina, a administradora Thamayra Araujo e a tesoureira Silna Lampert, que participaram de uma conversa sobre a conscientização de que a acessibilidade é um direito de todos.

Artes plásticas e integração com a comunidade mobilizaram apaeanos

A programação da APAE foi destinada à integração com a comunidade, que desfrutou de momentos de lazer, com brinquedos e artes plásticas. A comunidade, representada por um grupo de mães dos alunos apaeanos, manifestou seu apreço pela instituição, deixando depoimentos sobre a atual situação das APAEs, no que tange ao fechamento das escolas especiais. “O movimento apaeano, mais uma vez, trava embate quanto à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, no que diz respeito à manutenção das escolas especiais e ao direito que esta parcela da população tem de estudar, tanto na rede regular de ensino, quanto nas escolas especiais”, destacou Simone Paulo Murillo, diretora da Escola.

Está tramitando no senado o novo Plano Nacional de Educação que, em sua meta 4, traça um novo regulamento quanto à educação especial: matricular todas as pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento somente na rede regular de ensino, desobrigando a manutenção das escolas especiais mantidas pelas APAEs de todo o Brasil.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.