Assinado convênio para instalação de câmeras de videomonitoramento

Governo Federal investirá R$587.730,00 na segurança do município

Prefeito Glauber Lima (centro), secretário Carlos Eduardo Michels (dir.) e coronel Iguaraçú da Silva foram recebidos na Secretaria Estadual de Segurança Pública

O município de Sant’Ana do Livramento passará a contar com sistema de videomonitoramento, a partir de verbas do Governo Federal. O acordo de cooperação técnica, que habilita a cidade a receber recursos para a implantação do projeto, foi assinado na manhã de ontem, 19, pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e pelo prefeito Glauber Gularte Lima.

O objetivo do projeto é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado, por meio da atuação integrada das instituições dos Ministérios da Justiça e da Defesa, além da cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, na prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços e dos praticados na faixa de fronteira brasileira. Serão instaladas 15 câmeras de videomonitoramento, e o prefeito Glauber Lima destacou a importância desse novo instrumento para segurança do município. “Segundo especialistas, uma câmera ligada 24 horas equivale a 04 policiais, o que significa mais 80 homens a serviço da segurança na cidade.

As câmeras instaladas em pontos estratégicos do município ajudam as investigações de delitos, bem como identificação de criminosos pela polícia, no trabalho dos agentes de trânsito, e também no monitoramento preventivo de estradas e saídas do município”- esclareceu o Prefeito.

 

Verbas do Governo Federal

O município de Sant’Ana do Livramento passará a contar com sistema de videomonitoramento, a partir de verbas do Governo Federal. As verbas do convênio virão da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), por meio da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) – coordenada no Rio Grande do Sul pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A pasta elaborou o projeto técnico das câmeras e padronizou a operacionalidade do sistema, que será controlado por policiais civis e militares do município. Rio Grande, Bagé, Uruguaiana, Itaqui e São Luiz Gonzaga também terão o sistema de videomonitoramento em breve, para melhorar as condições do policiamento nas faixas de fronteira.

A cerimônia ocorreu na SSP, e também estiveram presentes o secretário municipal de captação de recursos e relações institucionais, Carlos Eduardo de Miranda; o secretário estadual adjunto de segurança pública, Juarez Pinheiro; o coordenador do RS na Paz, delegado Carlos Sant’Ana; a diretora do Departamento de Convênios, Vânia Gonçalves; o diretor do Departamento de Gestão Estratégica Operacional, coronel Eduardo Mereb; e o comandante regional do Policiamento Ostensivo da Fronteira-Oeste, coronel Iguaraçu da Silva.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.