Procergs instala internet nas escolas da Fronteira

Sistema informatizado precisa de aperfeiçoamento

Primeira aula dada aos professores

Escolas de Sant’Ana do Livramento estão recebendo internet wi-fi com uma maior potência, para que todos os alunos possam ter acesso simultaneamente. A ação faz parte do projeto custeado pelo governo do Estado, Província de São Pedro. Na escola Estadual Liberato Salzano Viera da Cunha, segundo Dirce Maria Castro, supervisora do turno da manhã e vice-diretora do turno da tarde, a Procergs, empresa responsável pela instalação, havia dado uma previsão de término da instalação para o fim da semana passada, no entanto, esse prazo foi adiado mais uns dias, pois teria faltado material para a colocação, pois ainda está sendo realizada a colocação dos fios de fibra ótica. Dirce afirmou que já existe, na escola, uma sala com sistema informatizado, porém, para dar suporte aos tablets que os professores nomeados ganharam e aos netbooks que os alunos do Ensino Fundamental ganharão, é necessário o sistema que está sendo implantado, para que todos os educandos possam utilizar do aparelho em sala de aula. Ela disse estar ansiosa pela chegada dos netbooks, pois acredita ser uma ferramenta importante para agregar em sala de aula, sendo bem usada com intuito de aquisição de conhecimento. “Foram entregues tablets para quatro professores da nossa escola”, salientando que esses professores e dois representantes da supervisão da escola já receberam uma pré-formação de como ligar, desbloqueio e noções básicas.

Dirce Maria Castro, supervisora do turno da manhã e vice-diretora do turno da tarde da escola Liberato

Para os educadores do Liberato a formação se dará nos dias 5 e 6 de junho. “Não temos previsão de entrega dos netbooks para os alunos”, afirmou a supervisora. Outras escolas já receberam as instalações da internet, porém a única a receber os netbooks foi a Escola General Neto. A diretora da escola Pinto da Rocha, Ana Lia Bica Ribeiro, declarou que de repente chegou um pessoal, sem agendamento e sem data prevista e começaram as instalações. A diretora salientou que, no dia, os professores estavam de paralisação na escola, o que ajudou, pois ainda teve que parar os trabalhos por mais dois dias, já que não havia condições de prosseguir com as atividades normais enquanto as instalações estavam sendo feitas. “Tenho uma preocupação com os aparelhos de netbooks, pois não sei se os alunos saberão cuidar”, desabafou.

“Os alunos devem levar os netbooks para casa, pois faz parte da inclusão”, declarou a diretora da escola Hector Acosta, Giovana Cantareli. Segundo ela, os alunos têm que aprender a cuidar, e levando para casa eles se sentem donos, e assim passam a cuidar, passam a se dar conta de que fazem parte daquela aquisição, oriunda de impostos. “Acho de suma importância o projeto do governo, pois temos que participar dessa globalização informatizada que está acontecendo, usando esse meio para atrair os nossos alunos”, finalizou.

Ontem, os professores receberam a primeira aula de orientação para utilização dos tablets. A aula foi ministrada por Tanise Bittencout, formadora e orientadora educacional da cidade de Porto Alegre, e pelas Coordenadoras do Núcleo das Tecnologias Educacionais de Sant’Ana do Livramento. Professores de várias escolas estiveram presentes na ocasião, sendo que só receberão os aparelhos os professores que tiverem frequentado as aulas de instrução de manuseio e funcionamento dos mesmos. Segundo Giovana Cantarelli, o educador que não puder frequentar a aula em determinada data, poderá agendar outro dia, só então receberá o aparelho.

 

 “Acho importante investir na informatização dos alunos, pois sai um pouco da rotina de cadernos, desperta a curiosidade e incentiva os nossos filhos a estarem sempre aprendendo”, Carem Lidiane Lucas, 27 anos, mãe do aluno Ricardo Lucas.

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.