Continuam a ser realizadas alterações em estacionamentos no centro da cidade

Principal objetivo da Secretaria de Trânsito e Comut, com o projeto, é melhorar o fluxo de veículos nas principais ruas 

Trecho entre a rua Hugolino Andrade e Avenida João Goulart. Embora já esteja proibido o estacionamento em um dos lados da rua, alguns condutores de veículos insistem em estacionar no local

A Secretaria Municipal de Trânsito, em parceria com o Conselho Municipal de Trânsito – Comut –, tem realizado alterações em algumas ruas no centro da cidade, no sentido de melhorar o fluxo de veículos e aumentar o número de vagas para estacionamento, um dos problemas que mais aflige os motoristas santanenses.

Como qualquer mudança, tais renovações geraram discordância por parte de empresários e moradores dessas localidades, como retratado na matéria veiculada na edição de ontem (13) do jornal, que mostrou empresários insatisfeitos com a alteração ocorrida na rua Sete de Setembro, entre a Andradas e a Rivadávia Corrêa.

Motoristas já estacionam no modo oblíquo de frente, na Sete de Setembro

Na tarde de ontem, a reportagem voltou ao local para conversar com mais dois empresários, que, ao contrário, se mostraram satisfeitos com a renovação. “Essa mudança está aprovada, pois observávamos que muitos clientes tinham que estacionar longe do banco e, agora com essa modificação, o pessoal vai se adequar melhor. Essa atitude é muito benéfica, e quem teve a iniciativa está de parabéns”, afirmou o gerente da agência bancária da localidade, Irineu Pedro Maders.

“O estacionamento ficou mais organizado e melhorou muito o fluxo de veículos, na minha opinião. Vi que o pessoal ainda está se acostumando, mas mudou para melhor, principalmente o estacionamento de carros aqui na frente, onde antigamente era só de motos”, comentou Adriano Dutra da Silveira, proprietário da padaria localizada naquele trecho.

Ontem, foi realizada outra alteração, dessa vez na rua Brigadeiro Canabarro, entre a Hugolino Andrade e Av. Tamandaré. A partir de agora, o estacionamento só é permitido no lado direito da via, para facilitar o fluxo de ônibus e carros, principalmente em horários de pico, cujo movimento é intenso naquele local.

“ Não entendo o motivo pelo qual a Secretaria proibiu o estacionamento dos veículos de um dos lados da rua, já que aqui existem muitos estabelecimentos comerciais e nossos clientes precisam estacionar em algum lugar. Não tínhamos problemas nenhum aqui nesta quadra, agora passamos a ter. Um exemplo é que uma cliente minha, quando parou o carro e viu que estava proibido o estacionamento, passou e acabou ligando. Acredito que seremos prejudicados com esse projeto”, disse Fátima Mello, contadora.

“Eu só gostaria de entender qual é a lógica da proibição do estacionamento em um dos lados da rua. Realmente, não sei quem será beneficiado com esse feito. Nossos clientes agora não têm onde estacionar. Espero, sinceramente, que a Secretaria responsável volte atrás na decisão tomada”, comentou Paulo Pedrozo, comerciante.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Alencastro Feippe Martins, todas essas alterações na mudança de estacionamento passam pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – Comut, que aprecia todas essas modificações e faz sugestões, no sentido de que sejam colocadas em prática, ou não. “As alterações não são feitas aleatoriamente, além de existir um projeto, uma planta que está à disposição de quem quiser ver, também passamos pela concordância, ou não, do Comut, que é o órgão que pode opinar e, inclusive, dizer para a Secretaria de Trânsito o que é possível, e o que não é recomendável fazer. Tudo aquilo que se faz, está dentro das previsões do Comut”, afirmou.

A mesma coisa ocorre na Rua Brigadeiro Canabarro, entre a rua Hugolino Andrade e Avenida João Goulart. Segundo o Secretário, a alteração foi feita seguindo uma solicitação do próprio Comut, e também das empresas de ônibus, para que fosse resolvido o problema de fluxo naquela quadra. “Os ônibus que vão para o bairro Armour, passam por aquela quadra, causando um ‘estrangulamento’ de fluxo de veículos, por conta do tráfego de ônibus. Houve essa solicitação do Comut, para que se permitisse o estacionamento de veículos apenas do lado direito, impedindo o estacionamento do lado esquerdo, para evitar os congestionamentos com os ônibus nos horários de pico”, disse ele.

Alencastro Feippe ressalta, ainda, que essa solicitação partiu também de alguns moradores da localidade, que julgavam necessária uma modificação. O secretário acrescentou que nessa esquina, entre Brigadeiro Canabarro e João Goulart, será colocado um semáforo. “Ali é extremamente necessário, como sugestão e pedido das empresas de ônibus, porque fica complicado. Ainda não temos data definida, mas já está prevista essa colocação.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.