Vacina contra AIDS

Brasil vai testar em macacos vacina contra o HIV. Se os efeitos forem positivos, a pesquisa poderá ser ampliada para os humanos

Luiz Henrique Soares Brum, enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem da coordenação DST/AIDS do município

Pesquisadores brasileiros e o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor/HC-USP) vão começar a testar em macacos uma vacina contra o HIV, totalmente desenvolvida no País. O teste piloto será realizado inicialmente em quatro macacos, por meio de uma parceria com o Instituto Butantã.

A ideia do estudo é encontrar um método de imunização eficaz para, futuramente, ser testado em humanos. Serão avaliados os resultados do HIVBr18, imunizante que foi desenvolvido e patenteado pelos brasileiros.

A expectativa é que as pesquisas sejam concluídas entre 24 e 48 meses. Se os resultados forem positivos, os pesquisadores pretendem iniciar o teste em humanos e, em até cinco anos, obter os primeiros resultados. Os testes clínicos em humanos custam caro, e a previsão do custo é de R$200 milhões.

Em Livramento, existem 138 pacientes soro-positivos cadastrados, destes, 102 utilizam os TRVS (medicamento para o tratamento-popular coquetel), doado pelo Governo Federal. 60 são homens e 42 são mulheres, e 36 pacientes (18 homens e 18 mulheres) possuem o HIV, mas ainda não utilizam o coquetel, pelas células de defesas estarem boas. O município, em 2013, apresentou sete novos casos de soro-positivos em relação ao ano passado. O preocupante foi que os casos se deram em jovens, adolescentes e o público da 3º idade.

De acordo com Luiz Henrique Soares Brum, enfermeiro responsável pela equipe de enfermagem da coordenação DST/AIDS, “as vacinas vão trazer uma boa oportunidade em relação à transmissão do HIV, porém, a sociedade precisa ficar atenta às outras doenças sexualmente transmissíveis”, observou.

O município conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), onde a população poderá fazer testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis. Os testes são gratuitos, os resultados saem na hora e as pessoas contam com o aconselhamento e a preparação de um profissional capacitado para realizar o teste.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.