SUS vai imunizar meninas contra HPV

Especialista fala a respeito da doença e por que a vacina deve ser aplicada em meninas antes da primeira relação sexual

Raquel Pinheiro, coordenadora da atenção básica no município

Meninas de 10 e 11 anos serão protegidas contra quatro variáveis do vírus, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. De acordo com Raquel Pinheiro, coordenadora da atenção básica no município, a partir do próximo ano, meninas de 10 e 11 anos receberão, gratuitamente, a vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Segundo ela, a decisão, anunciada esta semana pelo Ministério da Saúde, vai beneficiar 164.580 meninas no Rio Grande do Sul. No Brasil, a meta é vacinar 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões. Serão investidos R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses.
Para entendermos melhor a questão da vacina que será aplicada nas meninas pré-adolescentes, a reportagem do jornal A Plateia procurou o médico Feliciano Freitas Neto, o qual enfatizou que a vacina já é comercializada há vários anos na Fronteira.

Feliciano Freitas Neto, médico ginecologista

A Plateia: O que é HPV?
Feliciano: O HPV é um condiloma acuminado. É uma doença sexualmente transmissível, causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem vários tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periódicas.

A Plateia: O HPV tem cura?
Feliciano: Não. Uma vez adquirido, o vírus permanecerá no organismo da mulher. A forma como ele irá se desenvolver, dependerá da parte imunológica dessa paciente.

A Plateia: Como a vacina contra o HPV age?
Feliciano: É a vacina criada com o objetivo de prevenir a infecção por HPV e, dessa forma, reduzir o número de pacientes que venham a desenvolver câncer de colo de útero. Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos mais presentes no câncer de colo do útero (HPV-16 e HPV-18). Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Há duas vacinas comercializadas no Brasil. Uma delas é quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos 16 e 18.

A Plateia: A vacina já existe em Livramento?
Feliciano: Há muitos anos a vacina já é comercializada em Sant’Ana do Livramento. É importante que os responsáveis pelas meninas entre 10 e 11 anos procurem um médico para prescrever a vacina. É uma forma de prevenção, e é importante que a sociedade tenha o hábito de prevenir.

A Plateia: Qual o motivo pelo qual a vacina só pode ser administrada nas adolescentes antes da primeira relação sexual?
Feliciano: Porque elas ainda não tiveram o contato com o vírus.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.