Vacinação contra o HPV

Meninas de 11 a 13 anos poderão receber a imunização na própria escola

A campanha de vacinação contra o HPV terá inicio no dia 10 de março

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações-PNI, em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação, com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano-HPV, no Sistema Único Saúde-SUS. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir a doença, que representa, hoje, a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. O SUS vai começar a oferecer a vacina contra o HPV a partir do dia 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos, nas escolas públicas e privadas da cidade e de todo o País.

Andréa Oliveira, vacinadora da Vigilância Epidemiológica

Segundo Andréa Oliveira, vacinadora da vigilância epidemiológica do município, a campanha de vacinação ocorrerá em três etapas. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos após. A partir de 2015, a faixa-etária da vacinação será entre 9 e 13 anos.

A produção nacional da vacina contra o HPV é resultado da parceria para transferência de tecnologia entre o laboratório público Instituto Butantan e o laboratório privado Merck Sharp Dohme, detentor da tecnologia. Até 2016, o objetivo é imunizar 80% dos 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos do País. De acordo com Andréa, essa faixa etária foi escolhida porque, nela, a produção de anticorpos contra o HPV tem maior eficácia.

Para participar da campanha, a menina precisará ter a autorização do responsável e apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação.

Câncer de colo do útero

Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer de colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente. A doença se manifesta a partir da faixa etária entre 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico na faixa etária de 50 a 60 anos.

 O que é HPV

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano, que causa lesões de pele ou mucosa. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais e causam verrugas ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como “crista de galo”. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e regridem espontaneamente.

Nas mulheres, o HPV causa lesões que, se não forem tratadas, podem evoluir para o câncer de colo de útero.

No homem, o HPV é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pênis. O diagnóstico do HPV no homem é feito, principalmente, pelo exame clínico, onde são identificadas as lesões verrugosas típicas. É importante ressaltar que a faixa etária em que esta infecção mais ocorre é em jovens entre os 15 e 25 anos.

Opiniões

Adalto Borba – Fluminense “Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, acredito que tudo aquilo que for benéfico para a saúde humana, a população tem que apoiar.”

 

 

 

Marina Risso – Prado “É importante essa imunização ocorrer desde cedo, isso é benéfico. Prevenir é o melhor caminho, acredito que essa é uma excelente iniciativa do governo para o combate a essa doença”.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.