Secretário lança ProJovem Trabalhador em Sant’Ana do Livramento

Município dispõe de 1.919 vagas de cursos gratuitos, maior oferta de sua história

Evento prestigiado por jovens de Livramento

Ontem, em evento realizado no SINE de Livramento, o secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, participou do lançamento do Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadão.

Ao todo, são 220 alunos nas áreas de Administração, Telemática, Construção e Reparos, Alimentação, Gráfica, Serviços Pessoais – Beleza e Estética, Turismo, Vestuário, Madeira e Móveis.

Secretário do Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, em lançamento do ProJovem, no SINE de Livramento

O ato reuniu jovens selecionados para participar dos cursos e autoridades. “Temos a missão de acolher as pessoas, incluindo-as nos Programas Sociais, depois qualificá-las através dos cursos e, por fim, libertá-las através do trabalho e renda”, afirmou Lara.

Na ocasião, o secretário Lara lembrou que Sant’Ana do Livramento está tendo a maior oferta de qualificação profissional de sua história. “Por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional, Sant’Ana do Livramento tem à disposição 1.919 vagas em cursos gratuitos, sendo que deste total, 1.759 são referentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/FIC), que tem como prioridade o público de programas sociais, como o Bolsa Família, e as demais são do ProJovem”, afirmou.

Segundo Lara, em 2013, serão ofertadas mais de 112 mil vagas em cursos gratuitos, por meio Plano Estadual de Qualificação Profissional. “Esse saldo, que representa a maior qualificação da história, contempla iniciativas como, por exemplo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que detém o maior número de vagas: 106.494”. Lara destacou, ainda, o trabalho que vem sendo realizado pelas prefeituras, salientando o papel fundamental na busca de novos alunos. “Solicitamos que os nossos agentes mobilizadores procurem os jovens nas escolas, nas casas e entre o público do Programa Bolsa Família, com o objetivo de preencher todas as vagas disponíveis”, afirmou.

Participam do Programa, jovens entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego, e as aulas devem começar já na próxima semana. A carga horária para a Qualificação Social será de 100 horas/aula e para a Qualificação Profissional, de 206 horas/aula, num total de 350 horas/aula em 24 semanas. O Programa adota a metodologia dos Arcos Ocupacionais, abrangendo as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio e prestação de serviços), visando aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos participantes.

Os jovens receberão bolsa-auxílio de até R$ 600,00 (em seis parcelas de R$ 100,00), repassada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde que comprovada a frequência mínima de 75% nas aulas. Além disso, os alunos recebem todo o material didático. Os considerados qualificados terão cadastro no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, através das Agências FGTAS/Sine, para encaminhamento ao mercado de trabalho, após terem concluído carga horária mínima de 80% do curso e 75%, em ocupações com vínculo empregatício ou outras atividades produtivas legais geradoras de renda.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.