Emoção marca solenidade de outorga de títulos e medalhas do Legislativo

Relevante contribuição para o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento motiva condecorações e títulos honoríficos

Professor Anor Aluizio Guedes falou pelos homenageados

Foi marcada pela pompa e pelas reações emocionadas dos homenageados a solenidade de entrega, pela Câmara de Vereadores, das Medalhas de Reconhecimento e Evocação e dos Títulos de Cidadão Santanense Honorário e de Cidadão Emérito, realizada na noite de sexta-feira, no Clube Duque de Caxias. Ao total, 22 pessoas tiveram sua atuação em prol do desenvolvimento econômico, social e cultural reconhecido e destacado pelo Poder Legislativo Municipal, encerrando a programação que teve início na véspera, quinta-feira, com a entrega dos troféus “Obelisco Fronteira da Paz”.

O evento teve início às 19h, com a abertura da Sessão pelo presidente da Câmara, Dagberto Reis. Um significativo público prestigiou a solenidade, dividida em três momentos. Após a abertura oficial, a convite do Presidente, o vereador Carlos Nilo Pintos fez o pronunciamento oficial de saudação aos homenageados, seguindo-se após a entrega das medalhas Antônio José de Menezes, David Canabarro, Rivadávia Corrêa e Carlos Cavaco. Cada vereador proponente fez a entrega da comenda ao homenageado que indicou.

A Medalha Antônio José de Menezes se destina às pessoas que tiverem prestado relevantes serviços de qualquer natureza em favor da pessoa humana, do Município, do Estado e da Pátria; a Medalha Carlos Cavaco é concedida às pessoas que se houverem distinguido por sua excepcional atuação no campo da cultura, das artes, das letras, das ciências, da educação, da magistratura ou do magistério; a Medalha David Canabarro é concedida às pessoas que se houverem destacado pelo patriotismo no desempenho de suas atividades; e, finalmente, a Medalha Rivadávia Correa, que é conferida aos trabalhadores que, pela eficiência, assiduidade, disciplina e alto espírito de colaboração, se houverem distinguido no cumprimento de suas obrigações, em prol do desenvolvimento do município.

O jovem universitário Rafael Santos rompeu o protocolo e emocionou a todos com seu depoimento

A seguir, foi a vez da entrega dos títulos honoríficos, especificamente de Cidadão Emérito e após Cidadão Santanense Honorário. É merecedor do título de Cidadão Emérito todo cidadão ou cidadã, natural de Livramento, que tenha contribuído com seu trabalho para o desenvolvimento social, cultural ou artístico da sociedade santanense, rio-grandense e brasileira. O título de Cidadão Honorário é conferido a todo cidadão ou cidadã que, nascido fora do município, tenha contribuído com seu trabalho para o desenvolvimento social, político, cultural ou artístico da sociedade santanense, rio-grandense e brasileira.

A entrega dos títulos de Cidadão Honorário teve um dos momentos mais marcantes e emocionantes da noite. Ao ser agraciado com o título, o jovem estudante e empreendedor Rafael de Castro Santos, natural de Jacundá, no Pará, pediu para fazer uso da palavra e, desculpando-se pela quebra do protocolo, fez um emocionado depoimento sobre sua experiência desde que chegou a Livramento para estudar. Depois da entrega das medalhas e títulos, o professor Anor Aluizio Menine Guedes, homenageado com a Medalha Carlos Cavaco, na área da educação, por proposição do vereador Jason Flores, fez o pronunciamento oficial em nome de todos os homenageados da noite.

Ao fim, o presidente Dagberto Reis fez o encerramento da solenidade, agradecendo de modo muito especial aos servidores da Câmara Municipal, que se responsabilizaram pela organização das duas sessões solenes, na quinta e na sexta-feira. As solenidades foram coordenadas pela Comissão de Eventos da Câmara, integrada pelas servidoras Rosemeri Madri e Sandra Regina de Matos Barbosa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.