“O Projeto piloto tem tudo para dar certo”

Netbooks entregues às escolas Cyrino Luiz de Azevedo e Nossa Senhora do Livramento já estão sendo utilizados

Alunos do 2º ano da Escola Cyrino já estão trabalhando com o equipamento em sala de aula.

Nos últimos dois meses, já foram entregues aos alunos do Ensino Fundamental de duas escolas de Livramento os netbooks referentes ao projeto Província de São Pedro. Como qualquer projeto piloto, algumas dificuldades são verificadas, conforme relato de alguns professores, no entanto, a maioria acredita que a ferramenta é um excelente instrumento para levar o conhecimento às salas de aula.

A primeira a receber os aparelhos foi a Escola Cyrino Luiz de Azevedo, no dia 27 de junho. De acordo com o diretor da escola, Élio Zibetti, houve uma mudança positiva na rotina escolar. “Não existe mais a correria que havia pelos corredores, sendo que os alunos preferem, muitas vezes, ficar em sala de aula, a ir para o recreio”, destacou Élio. O diretor comenta que se surpreende ao chegar à escola e ver dezenas de alunos sentados nas escadas, com os netbooks nas mãos. “O projeto piloto tem tudo para dar certo”.

Na escola, os professores de 1º e 2º anos já estão utilizando a tecnologia para agregar às suas aulas. Elas trabalham, inclusive, com jogos educativos. “Essa ferramenta proporcionada aos alunos, e que é do interesse deles, está auxiliando na alfabetização e na produção de textos. Com isso, o aparelho só veio a acrescentar, realmente, no processo de aquisição da leitura e da escrita”, destacou Rozi Castro, professora do 2º ano B, salientando que 99% dos alunos cuidam do material.

Mary Zart, diretora da Escola Nossa Senhora do LIvramento

Segundo a diretora da escola Nossa Senhora do Livramento, Mary Zart, ter um netbook em sala de aula, para cada aluno, é a maior tecnologia que poderia existir. No entanto, alguns problemas vão surgindo com o passar dos dias, o que ela diz ser completamente normal, pois se trata de uma inovação. “Eu, particularmente, não gostaria de ter entregado os aparelhos sem fazer uma reunião com pais e responsáveis”, destacou a diretora. Ela contou que na semana passada foram encontradas algumas irregularidades nos netbooks, como jogos de batalha, músicas, trocas de senhas, incluindo, ainda, links proibidos para menores. “Claro que não foram as crianças que procuraram esses tipos de informações. Segundo os próprios alunos, alguns pais, irmãos e até vizinhos, usaram os equipamentos indevidamente”, esclareceu Mary. Os netbooks foram recolhidos dos alunos, e ficarão na escola no período de férias, em virtude do mau uso.

A diretora fez questão de explicar que o equipamento entregue aos alunos é de uso exclusivo dos educandos, e por esse motivo fará uma reunião com os pais, antes de entregar os netbooks novamente. “É uma super ferramenta para ser explorada, porém, contamos com o apoio dos pais para que as crianças a utilizem da melhor forma possível, e que mantenham um certo cuidado nos links acessados, já que o aparelho é revisado frequentemente, inclusive, o histórico dos acessos à internet”, concluiu Mary Zart.

Diretor da Escola Cyrino Luiz de Azevedo, Élio Zibetti

RS Mais Digital
Província de São Pedro Projeto Palomas
O projeto possibilita o acesso à cultura digital pelas crianças e irá qualificar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas escolas estaduais. A denominação Província de São Pedro (Estado) e Palomas para a região de Livramento foi definida em alusão à história do Rio Grande do Sul, com a ideia de se posicionar no presente e projetar o futuro.
“Com o netbook, tenho uma motivação diferenciada para estudar, além da facilidade”, Júlio Rodrigues, 14 anos, aluno da 7ª série.
“Agora podemos fazer bons trabalhos, em um curto espaço de tempo”, Cristian Luciano, 14 anos, aluno da 7ª série.

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.