Chegaram os 7000 netbooks para os alunos da rede estadual

Evento acorreu ontem, na escola Rivadávia Correia

O secretário estadual da educação, José Clóvis de Azevedo, a coordenadora da 19ª CRE, e o prefeito Glauber Goularte Lima

Ontem, foram entregues, em um ato simbólico, sete mil computadores aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da rede estadual de Sant’Ana do Livramento, referentes ao projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Província de São Pedro, que visa disponibilizar um computador por aluno nas escolas de ensino fundamental de zonas de fronteira com o Uruguai e regiões de Territórios da Paz. Além de Sant’Ana do Livramento, Porto Alegre, Bagé, Aceguá e Esteio já integram o Projeto Província de São Pedro.

Prefeito entregando os netbooks

A solenidade começou às 14h, e o local escolhido para o evento foi a Escola Rivadávia Correia, em comemoração ao seu centenário, e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário estadual da educação, José Clóvis de Azevedo, o prefeito Glauber Goulart Lima, Claudio Dutra, diretor vice-presidente da Procergs, a Coordenadora da 19ª CRE, Meire Garagorry, Dagberto Reis, presidente da Câmara de Vereadores, entre outros. Estavam presentes, também, vinte alunos de cada escola, representando os respectivos educandários, juntamente com os diretores. O projeto tem a parceria da Secretaria da Fazenda (Sefaz), através da Procergs e da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom).

A segunda etapa do projeto foi denominada Palomas, uma vez que cada cidade terá uma denominação local ligada à história do município. “Trabalhamos com nomes regionais históricos que vinculam a história local às grandes transformações de conteúdo global. Somos o hoje, mas precisamos entender o passado, para conquistarmos o futuro’”, esclarece o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo.

A definição dos municípios da região de fronteira com o Uruguai deve-se ao fato do país possuir iniciativa semelhante, o Projeto Ceibal. O diretor da escola, professor Julio Rosa, destacou a importância dessa ferramenta para o ensino-aprendizagem. “O nosso grande objetivo é fazer com que um número maior de crianças aprenda com qualidade”- comentou.

O prefeito Glauber Lima enfatizou que a escola General Neto, que já está utilizando os computadores, está obtendo retorno positivo. “Os alunos estão desenvolvendo trabalhos, utilizando essas ferramentas para pesquisa. Estamos oportunizando a todos os alunos da rede pública do ensino fundamental a apropriação da cultura digital. E mais: estamos garantindo uma tecnologia acessível com conectividade de internet, proporcionando autonomia individual ao aluno”- disse o prefeito.

De acordo com o secretário de educação do Estado, o investimento foi de seis milhões de reais, e o projeto é uma parceria com a Procergs, que desenvolveu a estrutura de rede e conectividade das escolas, interligando o Estado através da Infovia-RS, que segundo Claudio Dutra foi construída através de diversas parcerias. 

Depoimentos dos alunos do Ensino Fundamental que receberam os netbooks

Ana Carolina Lopes da Silva, 12 anos, aluna da 7ª serie da Escola Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha

“Acho que com o netbook vai ficar muito mais fácil os nossos estudos, pois a matéria da aula estará ali guardada, e quando tivermos alguma duvida é só abrir a pasta e retomar a matéria”, Luiza Larruscain, aluna do 6º ano da Escola Dr. Elbio Silveira Gonçalves

“Claro que o netbook não vai fazer milagre, tudo vai depender da minha vontade, do estudo, da forma que usarei a aparelho. Vai nos motivar muito nos estudos”, Gabriel Correia, 12 anos, aluno do 6º ano da escola Dr. Élbio Silveira Gonçalves.

“Vamos ter mais vontade de ir à escola, pois dessa forma aliaremos a tecnologia aos nossos estudos, e quem sabe não precisaremos escrever tanto, e teremos mais tempo para os estudos na sala de aula. Vai ser mais prático, eu acho”, Ana Carolina Lopes da Silva, 12 anos, aluna da 7ª série da Escola Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha. 

Depoimento dos pais, professores e diretores

“Acho que vai melhorar muito o dia a dia em sala de aula. Tenho certeza que essas crianças que receberam os netbooks já estão se sentindo mais motivadas a estudar, pois não são todos que podem ter um aparelho como esse em casa. Agora, todos têm, isso faz parte da inclusão, eu acredito, e é um excelente instrumento quando bem utilizado para a formação e para o futuro dos alunos”, Edison da Silva Teixeira, pai da aluna do 3º ano da escola Carlos Vidal, Juliane de Castro Teixeira.

 

 

 

“O acontecimento de hoje, a entrega desses equipamentos, é uma revolução na cultura do planeta terra. Quando o homem desenvolveu a tecnologia digital, ele deu um salto para a mudança do desenvolvimento e pensamento”, Léa Fagundes, proprietária de um laboratório de estudos cognitivos que estuda os efeitos do computador quando a criança aprende a programar a máquina, e professora de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

“Acho que os netbooks só vêm acrescentar na educação, como fonte de consulta, despertando o interesse do aluno. Meu filho ainda não tinha um aparelho como esse, ele ficou muito feliz”, Luiz Alberto, pai de Junior Ferreira, 9 anos, aluno da 3ª série da Escola Carlos Vidal.

 

 

 

 

“A emoção deles é a maior recompensa, o maior presente. Essa ferramenta vai contribuir mais ainda para o trabalho que o professor já desenvolve. Claro que jamais vai substituir o trabalho do educador, mas serve como ponte entre a tecnologia e o trabalho desenvolvido em sala de aula”, Giovana Cantareli, diretora da escola Hector Acosta 

 

Escolas que receberão os netbooks para os alunos do ensino fundamental

- Colégio Estadual Alceu Wamosy
- Instituto Carlos Vidal de Oliveira
- Escola Cyrino Luiz de Azevedo
- Escola Dr. Hector Acosta
- Escola Silvio Ribeiro
- Escola General Neto
- Escola General Flores da Cunha
- Escola Júlio de Castilhos
- Escola Nossa Senhora do Livramento
- Escola Professor Chaves
- Escola Professor Liberato Salzano V. C.
- Escola Celina Vares
- Escola Dr. Élbio
- Escola Mauricio Cardoso
- Escola Moises Viana
- Escola Olavo Bilac
- Escola Pinto da Rocha
- Escola Rivadávia Correia
- Escola Vitélio Gazapina
- Escola Antônio Conselheiro
- Escola Claudio Moreira
- Escola Coxilha de Santo Inácio
- Escola Juraci Pinheiro Ribeiro
- Escola Professor Pedro Comas
- Escola Rodolfo Costa

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.