Livramento adere ao Dia Nacional de Luta

Panfletagem e caminhada estão programadas para a manhã e a tarde de hoje

Dessa vez, manifesto acontecerá durante o dia, apoiando mobilizações nacionais

Todo o País está mobilizado para, mais uma vez, sair às ruas, reivindicando direitos. O Dia Nacional de Luta está programado para hoje, quando sindicatos de todo o Brasil decretarão greve.

Em Sant’Ana do Livramento, está programado o terceiro ato, dessa vez em apoio ao Ato Nacional de Lutas, do qual participarão sindicatos locais, como UNE, MST, CPERS, SindiSaúde, Sind. Comerciários, Movimento Estudantil.

Segundo Leonardo García, um dos organizadores, as pessoas podem participar da mesma forma que nas outras edições: “Cada um vai levar sua bandeira. Cada um pode levar o cartaz reivindicando qualquer tema livre”, destacou.

Os manifestantes irão ocupar a Praça General Osório, a partir das 9h, e, à tarde, irão em marcha, a partir das 15h, em direção à Câmara de Vereadores. O trajeto será, em princípio: subir a rua dos Andradas e dobrar a Manduca Rodrigues, passando em silêncio em frente à Santa Casa e continuando a manifestação em frente à Casa Legislativa.

Além disso, dia 15, próxima segunda-feira, os organizadores já agendaram outra reunião, na sede dos assentados, para fazer um levantamento do manifesto e possivelmente avançar no tema do protesto.

Ainda segundo Leonardo, não há estimativa do número de participantes. “Não temos como fazer essa estimativa. O evento no facebook confirma mais de 100 pessoas, mas não temos ideia de quantas estarão no local”, salientou.

Sindicalistas falam sobre movimento

Pablo Escosteguy, presidente do Sindilojas
A orientação repassada pelo Sindicato dos Lojistas de Sant’Ana do Livramento é de que os empresários fiquem atentos. “Estamos deixando a critério de cada empresa, a decisão de fechar, ou não. Estamos com sorte, pois na cidade não ocorreram atos de vandalismo. Fica a critério dos lojistas, também, aderirem à manifestação, ou não, bem como fechar as portas durante o protesto”, afirmou.

Neimar Quines, presidente do CPERS
Membros do CPERS participarão de uma Assembleia regional, a partir das 9h, na Sala Cultural. Segundo Neimar Quines, uma paralisação dos professores não está descartada, já que até o fim da tarde de ontem, não havia uma confirmação exata por parte das escolas. “Algumas irão parar, mas não temos o número exato. Em outras escolas, a paralisação será parcial. A orientação do sindicato é que a categoria venha congregar aos demais na Sala Cultural, a partir das 9h.

João Carlos Gonzales, presidente do Sindicato dos Comerciários de Sant’Ana do Livramento
Conforme informou João Carlos Gonzales, em reunião com os demais sindicatos que participarão da manifestação, as reivindicações devem ser feitas de forma ordeira. “Os sindicatos estão se mobilizando. Estamos preparando bandeiras e panfletos para serem entregues à população”, salientou o líder sindical.

Jorge Pedra, presidente do sindicato dos bancários
Jorge Pedra falou que toda a articulação será feita hoje. “Estamos realizando assembleia, e há tendência de paralisação em alguns bancos. Na pauta, estão atos em conjunto com o movimento sindical e social”, ressaltou.

Silvio Madruga, Sindisaúde

Segundo Silvio, os trabalhadores da área de saúde não deixarão de cumprir sua carga horária. “Estamos mobilizando a categoria. Já iniciamos a nossa jornada, iremos participar do ato, mas os trabalhadores vão continuar cumprindo sua carga horária”, assegurou.

Correios funciona amanhã, mas tem serviços alterados

A Diretoria Regional dos Correios do Rio Grande do Sul informa que está previsto o funcionamento normal das unidades da empresa no Estado, amanhã, dia 11, apesar das paralisações agendadas em decorrência do Dia Nacional de Luta. A empresa informa também que, em função do prazo de entrega, no dia 11 de julho, quinta-feira, serão suspensas as postagens do SEDEX 10, SEDEX 12 e também o serviço SEDEX Hoje. A entrega de objetos postais poderá sofrer alterações no dia 11 de julho, mas os Correios já estão trabalhando para minimizar os transtornos.

Brigada Militar

Segundo o capitão Cristiano Voght Pickroidt, como de praxe, a guarnição estará atenta a todas as movimentações, garantindo a segurança da comunidade. “O efetivo estará pronto desde as 5h, em condições de atuar e com viaturas circulando pela cidade, verificando a movimentação”, assegurou.
Ainda de acordo com o capitão, não há informação de bloqueios de ruas no perímetro urbano. 

3º ATO EM LIVRAMENTO

PAUTAS NACIONAIS:
Reforma Política; Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais ; 10% do PIB para a Saúde e Educação; Reforma Agrária; Fim dos Leilões do Pré-sal; Corrupção como Crime Hediondo; Pagamento dos Pisos Salariais; Fim do Fator Previdenciário e Rechaço ao PL 4330

PAUTAS LOCAIS:
- Melhoria na Saúde, Hospital 100% SUS, Intervenção Municipal na Santa Casa. Fim do domínio da elite médica sobre a saúde.
- Direitos Trabalhistas aos santanenses. Fiscalização do poder público no comércio contra a Informalidade.

- INFRAESTRUTURA NO CAMPO E BAIRROS. Melhora nas estradas, saneamento básico e transporte.

- ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Criação de um programa de Restaurante Universitário pelo poder público municipal.
Organiza:
Movimentos estudantis locais, UNE, MST, SINDISAÚDE, CPERS, Sindicato dos Comerciários de Livramento

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.