Produtores de Leite participam de capacitação em Livramento

Produtores rurais que trabalham na atividade leiteira receberam capacitação na última semana, em Livramento

Evento foi realizado na última semana, com orientações das  extensionistas da Emater

Com o tema Melhoria e Qualidade do Leite, produtores participaram de capacitação realizada, na quinta-feira, 13 de junho, na sede da Cooperativa Figueira, em Sant’Ana do Livramento. O curso faz parte do Programa Leite Gaúcho.

Ao longo do dia, houve dinâmica de grupo com os produtores, com perguntas relacionadas à Instrução Normativa MAPA nº 62, de 29 de dezembro de 2011, e Portaria MAA nº 368, de 4 de setembro de 1997. Na sequência, as extensionistas da Emater/RS-Ascar Lisiane da Silva Schlick e Caroline Saldanha Campos trataram do tema Qualidade da Água nas Propriedades Rurais de Sant’Ana do Livramento. Já a zootecnista Laíse Har apresentou o Arranjo Produtivo Local do Leite e falou sobre a carência de medicamentos. O último assunto foi abordado pelo médico veterinário da COPTEC, Anderson Ribeiro, que tratou sobre higiene e qualidade do leite, além das vacinas utilizadas no manejo sanitário em bovinos.

Cerca de 30 produtores de leite da Cooperativa Figueira, Assentamento Nossa Senhora da Conceição e Esperança da Fronteira participaram da capacitação, que teve organização da Emater/RS-Ascar, Arranjo Produtivo Local do Leite, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (COPTEC) e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). 

Programa Leite Gaúcho 

O Programa Leite Gaúcho é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e tem como principal objetivo aumentar e melhorar a qualidade do leite produzido nos estabelecimentos rurais do Rio Grande do Sul. Dessa forma, visa aumentar a renda dos agricultores de base familiar, através de ações como capacitação, assistência técnica e extensão rural, monitoramento da produção e acesso a crédito subsidiado, entre outras.

O público atendido pelo Programa é constituído por agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, pecuaristas familiares e pessoas em situação de pobreza extrema no meio rural. O Programa Leite Gaúcho tem como meta inicial, para quatro anos, aumentar 40% a produção leiteira nas propriedades rurais beneficiárias.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.