SAE participa de seminário na capital uruguaia

Marco conceitual sobre vulnerabilidade ao HIV nas cidades de fronteira esteve entre a pauta do encontro

Luís Henrique Brum, enfermeiro da Coordenação; Rosa Maria Osório, Coordenadora Municipal DST/HIV/AIDS/HEPATITES; Dra. Aida Gonçalves, Directora Departamental de Salud de Rivera; e Patricia Bragança, médica clínica geral de Rivera.

Recentemente, os coordenadores do SAE – Serviço de Atendimento Especializado – participaram do Seminário de Planejamento do Projeto HIV/AIDS nas Fronteiras do Mercosul, realizado no âmbito da Comissão Intergovernamental de HIV/AIDS da Reunião de Ministros do Mercosul (CIHIV/AIDS).

O seminário ocorreu na capital uruguaia, Montevidéu, durante dois dias, e foi programado conforme agenda preliminar para ter a participação de representantes da CIHIV/AIDS, dos programas municipal e estadual de HIV/AIDS, dos Comitês Fronteiriços de HIV/AIDS e dos Escritórios Regionais da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Durante o evento, os representantes dos comitês fronteiriços apresentaram o diagnóstico situacional, identificando indicadores comuns e propondo atividades prioritárias para compor o plano de trabalho das ações a serem desenvolvidas no ano de 2013. “Também fez parte da agenda do seminário o início da construção do marco conceitual sobre vulnerabilidades ao HIV e populações vulneráveis, relativa à transmissão sexual e ao uso de drogas nos espaços das cidades de fronteira”, completou Rosa Maria Osório, Coordenadora Municipal DST/HIV/AIDS/HEPATITES.

O Projeto HIV/AIDS nas Fronteiras do Mercosul teve início em 2012, com o apoio de recursos do Termo de Cooperação Conjunta Mercosul/Opas/OMS, e objetiva, fundamentalmente, a identificação de temas e o apoio a atividades de cooperação técnica e política entre países, estados e municípios fronteiriços do Mercosul, como Sant’Ana do Livramento, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Foz do Iguaçu, Guaíra e Ponta Porã.

PREVENÇÃO NO DIA DOS NAMORADOS
Nesta quarta-feira, a equipe do SAE estará reunida no Parque Internacional, das 13h às 17h, realizando testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C. Toda a comunidade está convidada a participar.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.