Seminário discute políticas públicas de cuidados à mulher

 

Encontro no Verde Plaza Hotel reúne autoridades municipais, estaduais e federais; é aberto ao público e espera a participação de lideranças comunitárias

C

Coordenadora do Serviço Municipal de Atendimento DST/Aids, Rosa Osório

om a finalidade de capacitar, atualizar e reforçar as iniciativas focadas na mulher, a Secretaria de Estado da Saúde promove, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o “Seminário para Formação de uma Rede de Cuidados à Mulher”, nesta terça-feira. Idealizado pelo Ministério da Saúde, o evento traz palestrantes importantes, que visam orientar os participantes – representantes dos serviços de atendimento de diversos municípios, líderes comunitários e autoridades, inclusive uma representante do próprio ministério. Aberto à comunidade, o seminário espera receber 100 pessoas, entre elas integrantes do Departamento de Salud de Rivera. O evento começa às 9h30, no Hotel Plaza Verde.

Segundo explica a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Coordenadoria Municipal de DST/Aids, Rosa Maria Osório, a rede de cuidados à mulher já existe. O encontro proporcionará, no entanto, um aprendizado e a troca de experiências, como forma de aprimorar o atendimento. Na programação, haverá discussão sobre políticas públicas de enfrentamento à violência; à feminização e epidemia da Aids, com ênfase nos municípios de fronteira; dados estatísticos da violência contra a mulher no Estado; políticas para o cuidado à mulher e notificação compulsória.

Estão entre os convidados, ainda, as forças representativas da sociedade civil organizada santanense – representantes de sindicatos, postos de saúde, hospitais, cursos de formação de profissionais da área de saúde, Susepe, Justiça Estadual, órgãos de segurança, programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (como o PIM e o Paism), Caps e ONGs, bem como de Pelotas e Alegrete, entre outras localidades. Em sua participação, os líderes comunitários devem colaborar também com dados e experiência junto ao público alvo.

A partir de orientações do Estado, um grupo do atendimento municipal em saúde elegeu os temas a serem debatidos no encontro. A reunião é regional, mas as mesas de debates serão coordenadas pelos profissionais santanenses. Na quarta-feira, uma reunião reservada aos órgãos representativos dos municípios irá colocar em pauta as realidades locais e as demandas a serem encaminhadas ao Ministério da Saúde.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.