Plano de enfrentamento e diminuição do hiv/aids e Sífilis

Equipe do SAE de Livramento

Altos índices das doenças no Estado e região preocupam as autoridades 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Especializado-SAE, está preocupada com a realidade do aumento dos casos de sífilis congênita e sífilis em adultos, no município, que vêm sendo diagnosticados através de testes rápidos realizados no CTA-Centro de Testagem e Aconselhamento, e eventos promovidos pela Saúde Pública e Instituições parceiras.

Entre as DST, a sífilis merece destaque. Em Livramento, no ano de 2013, foram detectados 23 casos em gestante – a transmissão pode ocorrer de forma sexual ou vertical (da mãe para o recém-nascido) -, 11 casos de sífilis congênita e 43 casos de sífilis no adulto. Em casos de exames positivos da sífilis, o tratamento é disponibilizado no SAE, e em algumas UBS-Unidade Básica de Saúde.

O alerta é dado, principalmente, às gestantes, que devem realizar o pré-natal, pois, no caso da sífilis congênita (em recém-nascido) é muito importante a realização de exames de acordo com o protocolo do médico ginecologista, para o rastreamento da sífilis e HIV, doenças que devem receber maiores investimentos para o trabalho na prevenção e redução dessas taxas e reduzir a transmissão vertical.

 Aspecto regional da doença

O sul do Brasil concentra 23% dos casos de AIDS. O dado chama atenção do Ministério da Saúde, que promete investimentos na região para reverter essa estatística. O número faz parte do Boletim Epidemiológico DST AIDS 2013. De acordo com o boletim, todas as 10 cidades que lideram a lista de maior incidência da doença estão no RS.

Nível Nacional

No Brasil, foram diagnosticados 66.698 casos de AIDS, na população de 15 a 24 anos, entre 1980 e 2011, sendo 38.045 no sexo masculino (57%) e 28.648 no sexo feminino (43%). O total equivale a 11% do total de casos de AIDS notificados no Brasil, desde o início da epidemia, evidenciando a grande ocorrência entre jovens. O quadro levou o Ministério da Saúde a priorizar este público na campanha do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que ocorre em 1º de dezembro.

Nível Municipal

Em Sant’Ana do Livramento há 142 casos de pacientes com HIV/AIDS em acompanhamento no SAE-Serviço de Atendimento Especializado.
Segundo o enfermeiro responsável pelo SAE, Luiz Henrique Brum, “o ideal é buscar conhecimento e contribuir para a redução de infecção pelo HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais. Hoje, no município, estamos promovendo um FIQUE SABENDO, que é uma ação para a ampliação da testagem destas infecções”, destacou. O evento será realizado entre os dias 31 de janeiro e 9 de maio de 2014, com a realização gratuita de testes rápidos de detecção do vírus HIV, sífilis e hepatites virais B e C, para pessoas de todas as idades com vida sexual ativa, que queiram realizá-lo de forma rápida e discreta.

Como é feito o teste?
O teste rápido é realizado apenas com uma pequena picada na ponta do dedo, como um teste de glicemia. Em segundos se tem o resultado confirmado.

O porquê do FIQUE SABENDO?
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações, ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV, se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A equipe do SAE estará nas UBS realizando testes rápidos de acordo com o cronograma abaixo.

UBS - Unidade Básica de saúde

1. PRADO
2. VILA REAL
3. PLANALTO
4. SIMON BOLIVAR
5. CAIC
6. WILSON
7. ARMOUR

Dia do teste rápido

31/01/2014
14/02/2014
14/03/2014
28.03.2014
11.04.2014
25.04.2014
09.05.2014

O Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA está localizado na Rua Antônio Fernandes da Cunha, 403, telefone (55) 3968 1186. Os usuários, ao chegarem, são orientados por um técnico sobre o procedimento dos testes e como funciona o serviço. No local, são realizados testes rápidos para Hiv/Aids, sífilis e hepatites virais B e C, gratuitamente, nas terças, das 8h às 9h, e nas quartas, das 12h às 13h. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.