Grêmio Foot-Ball Santanense 100 anos de glórias (1913-2013)

Um grupo de jovens santanenses, que se reuniam na barbearia do Ladário, fundaram numa segunda-feira, 11 de junho de 1913, o Colorado de Honório Nunes. Assim surgia o alvi-rubro santanense, cores e nome escolhidos dentre os dois maiores clubes do Estado. Uma paixão de infância e da minha juventude pois grande parte delas vividas pelas emoções desse clube, nas tardes de domingo, no estádio da rua Tiradentes.
Lendo o jornal do fim de semana, um passado não muito remoto brotou em minha memória, ao ler a homenagem maravilhosa escrita pelo sr. Vito Mario Mandarino Gallo, ao nosso Grêmio, a emoção tomou de surpresa quem viveu aqueles momentos lindos, das conquistas, a minha primeira, porque era ainda menino, o campeonato invicto do centenário da cidade em 1957, foi inesquecível. Lembrar aquele time Betão, Jerônimo, Xirú, Cacaio e cia.. Como o Vito Mario pediu escusas pelo esquecimento de outros gremistas que fizeram a história deste clube, lembro outros importantes como o patrono Honório Nunes, dr. Ivanhoé Moreira Borges, Luiz Dutra (pai do Helio Dutra), Zeca Sanz, família Vasconcellos, família Gusmão, Mario Montanha, Bernardino Oliveira, família Salenave Santiago, irmãos Zeca e Aymoré Vargas de Aguiar, tenente Azevedo, Alvaro Julio Torres Delanoy, a família Jobim e tantas outras que fizeram do Colorado Santanense um grande clube no cenário do Rio Grande do Sul.
Homenagear o Grêmio é viver grandes alegrias, para quem participou das festividades do cinquentenário em 1963, é recordar com emoção as muitas vividas com amor a esta bandeira Colorada.
Como dizia a faixa tradicional carregada pelo incansável Sr. Arnaldo Duarte: toca-lhe fogo Colorado e para os mais jovens que não tiveram a oportunidade de viver aqueles anos dourados de um Grêmio arrasador e aguerrido, quero lembrar-lhes o Hino Gremista.

Fostes criado na fronteira.
no coração desta cidade inteira,
por isso que te apelidaram,
velho Colorado, Grêmio respeitado.

Da cidade tu és o mais querido,
redobra o teu valor,
não serás vencido.

Grêmio ninguém põe a mão,
este ano serás campeão.

Encerrando quero dedicar esta homenagem à memória de todos os gremistas que fizeram deste clube uma paixão em nossas vidas.

Emílio Pinho de Aguiar, um eterno gremista colorado Salve o 11 de junho!

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.