Centenário de Um Campeão

Já escrevi e publiquei vários livros, principalmente de crônicas, como o primeiro “O Viajante Confuso”,lançado em 1968.Foi um momento especial da minha mocidade,porque me deparei, pela primeira vez, com uma fila de amigos, principalmente ex-colegas do então Colégio Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, interessados em adquirir o livro, com selo da Editora Folha Popular.Planejo escrever outros,abordando temas da minha preferência, inclusive o futebol, que já me rendeu tres livros com um pouco da grande história do Internacional.E nesses planos,incluo a possibilidade de escrever a história, ao menos resumida, do Grêmio Santanense,que na próxima semana comemora um século da existencia.Talvez não possa fazê-lo porque meu tempo é escasso.Mas se eu não concretizar meu plano gostaria de ver outro escritor ou jornalista recuperando em livro a história do clube, com destaque para seus grandes ídolos e dirigentes.E se me pedissem uma colaboração, eu gostaria de reconstituir ,em capitulo especial,a campanha do titulo estadual de 1937 conquistado pelo clube,quando o santanense José Antonio Flores da Cunha era interventor no Estado.Flores foi importante na conquista do titulo. Por intermedio dele, junto a diretoria do Internacional, o grande zagueiro Alpheu Cachapuz Baptista integrou a equipe campeã do Estado, assim formada: Brandão: Alfeu e Garnizé; Mascarenhas , Goulart e Pepe Garcia:Sorro, Beca, Cabeça D´Água, Hortêncio Souza e Tom Mix.
No meu livro, intitulado “Rolo Compressor-História de Um Time Fabuloso”, conto a história da transferencia do Alpheu para Santana do Livramento. O jogador,nascido em Lavras do Sul, teve importante participação na conquista do titulo estadual. O time era comandado por Ricardo Diez, que mais tarde tambem trabalhou com Alpheu na montagem da melhor formação do Rolo,nos anos 40.A amizade do presidente do Grêmio Santanense ,em 1937, Silvio Cademartori,com Flores da Cunha foi decisiva para a transferencia de Alpheu que,após jogar em Livramento, vestiu a camisa do Santos e,mais tarde, voltou ao Internacional.Eram tempos em que as familias abastadas de Santana do Livramento colaboravam com os times de futebol da cidade ajudando-os a transformá-los em grandes atrações nas tardes de domingo.O transcurso do centenário do Grêmio Santanense,que será lembrado no próximo dia 12,em sessão solene da Câmara Municipal,proposta pelo vereador Danúbio Barcellos,é uma grande oportunidade para se concretizar a união de todos os torcedores vermelhos,objetivando a volta do clube aos seus melhores dias.O que estiver ao meu alcance eu farei para que um time forte do Gremio Santanense volte a brilhar no futebol da fronteira.O Gremio Santanense não pode ser apenas uma recordação dos tempos passados, como se não existisse mais na geografia afetiva,cultural e desportiva de nossa cidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.