Autoridades retiram lotes com leite adulterado das escolas municipais de Sant‘Ana do Livramento

Secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes, diz que fiscalização ficará cada vez mais rígida em Sant’Ana do Livramento

Secretário de Agricultura do município, Carlinhos Fernandes, enfatizou quer fiscalização rigorosa na cidade

O Rio Grande do Sul foi sacudido, ontem, pela notícia sobre os resultados de uma investigação promovida pelo Ministério Público. Segundo o apurado, transportadores de leite estariam adulterando o produto – depois de o recolherem dos produtores e antes de efetuarem a sua entrega nas indústrias. A notícia provocou uma verdadeira corrida às prateleiras, para conferir os números dos lotes, e saber se o produto estocado em supermercados e armazéns fazia parte, ou não, da lista contaminada com ureia e formol.

Ontem à tarde, a reportagem do jornal A Plateia ouviu o secretário de Agricultura de Sant’Ana do Livramento, Carlos Fernandes, que afirmou que já havia determinado um maior rigor nas ações de fiscalização promovidas pela Vigilância Sanitária. “Já somos rigorosos e vamos ser muito mais, a partir de agora. Temos um Serviço de Inspeção Municipal atuante e que hoje nos dá boas garantias de que não temos esse problema aqui em Livramento. Porém, não baixamos a guarda, vamos permanecer cada vez mais vigilantes. Esse momento serve, também, de alerta aos produtores de leite locais, porque podem estar se abrindo novas oportunidades, inclusive, de comercialização direta com o município, para o fornecimento às escolas da rede municipal de ensino e ao refeitório público”, frisou.

Já o secretário de Educação, Mário Santanna, disse que todos os cerca de 1.500 litros de leite que ainda estavam estocados nas escolas da rede municipal de ensino já começaram a ser recolhidos. Ele admitiu que, nas escolas da cidade, foram encontrados produtos pertencentes aos lotes irregulares. “Certamente, durante pelo menos um mês, nossos alunos consumiram, sim, esse leite adulterado. Agora, vamos permanecer acompanhado e monitorando essas crianças, para verificar o surgimento de possíveis sintomas”, esclareceu.

Mário Santanna disse, ainda, durante participação por telefone no programa Conversa de Fim de Tarde, que três crianças matriculada em uma escola infantil onde o leite estava sendo servido, apresentaram diarreia e vômito. De acordo com o secretário, foram feitos exames e nada que apontasse relação entre o distúrbio e o consumo do leite foi constatado.

Lotes de produtos retirados do mercado, conforme o MP:

Italac Integral
Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

Italac Semidesnatado
Lote L12KM1

Bom Gosto/Líder UHT Integral
Lote TAP1MB

Mumu UHT Integral
Lote 3ARC

Latvida UHT Desnatado
(Com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.