12 escolas Municipais em tempo integral

O Município inicia o ano letivo no próximo dia seis com muitas atividades e oficinas para os estudantes

Programa Mais Educação amplia a jornada escolar e a organização curricular

Segundo o portal do Ministério da Educação, o Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

Todas as escolas das redes públicas de ensino estadual e municipal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, escolhem desenvolver atividades nos campos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

“As oficinas são escolhidas pela própria comunidade escolar, alunos, professores e pais”.

Segundo informações da secretaria de Educação do município por meio das coordenadoras Ana Lúcia Trindade e Tânia Rodrigues Alves, as Oficinas são escolhidas pela própria comunidade escolar, alunos, professores e pais. As oficinas são ministradas pelos “oficineiros”, assim chamados os professores contratados para as diversas atividades do tempo integral. Segundo as coordenadoras as aulas do segundo período podem ser oferecidas no espaço da escola ou em espaço diverso. Os alunos participantes do programa de tempo integral fazem as refeições na própria escola.

Ana Lúcia comenta que este é uma espécie de trabalho voluntário, os “oficineiros” não têm vínculo com o município e recebem uma ajuda de custo vinda da própria verba do Programa Mais Educação. Segundo as coordenadoras, participam do Programa 12 escolas municipais.

De modo geral, participam do Programa as escolas com características especiais, estrutura física de CIEP ou CAIC, índice do IDEB baixo, escolas com alto índice de evasão escolar e repetência, defasagem de idade e série, vulnerabilidade social e escolas com mais de 50% de estudantes no Programa Bolsa Família.

O Programa Mais Educação com atividade em tempo integral só beneficiam escolas de Ensino Fundamental.

Escolas do Município com atividades em tempo integral:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Silveira Martis

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Pacheco Prates

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Dias

Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui

Escola Municipal de Ensino Fundamental Abílio Guerra

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Souto Duarte

Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho

Escola Municipal de Ensino Fundamental Camilo Alves

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nepomuceno Vieira Brum

Escola Municipal de Ensino Fundamental Raquel Vieira da Cunha

Escola Municipal de Ensino Fundamental Abreu Fialho

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.