Terroristas e Inocentes

Há pouco mais de 15 dias ocorreu o atentado terrorista na tradicional maratona de Boston,que matou uma pessoa e feriu outras 260.E desde então o assunto não saiu do noticiário,principalmente dos Estados Unidos,cuja população,em sua maioria,defende a pena de morte para o responsável pelo atentado.Entendo o interesse da midia pelo assunto e a indignação do povo norte-americano diante da estupidez do atentado.Mas não observo a mesma atenção da midia em relação as mortes causadas pelas forças armadas dos Estados Unidos em regiões distantes do seu território, como no Afeganistão.O exemplo que me ocorre ainda está bem vivo em minha memória. Há poucos dias um avião não-tripulado norte-americano atingiu um vilarejo do Afeganistão e matou várias criançãs. Os anjinhos apareceram em raras fotos publicadas na midia do Ocidente,lado a lado,no chão,ensaguentadas,despedaçadas.E não li nenhum editorial condenando o ato desatinado das forças armadas dos Estados Unidos que,no combate ao que definem como terrorismo,não poupam inocentes.Será que as crianças do Afeganistão nada significam? Será que os Estados Unidos tem licença de Deus para pintar e bordar nos quatro cantos do mundo em defesa dos seus interessses estratégicos? A violencia sanguinária deve ser condenada sempre.Do contrário só veremos a violencia de quem não reza pela cartilha da politica imperial dos Estados Unidos. De quem não aceita resignadamente o jugo.
Agora mesmo o governo do presidente Barack Obama se defronta com um problema de dificil solução:a greve de fome dos prisiomeiros de Guantânamo,enclave dominado pelos Estados Unidos em território cubano.A greve de fome de prisioneiros que estão atrás das grades há varios anos,sem julgamento,é um grito de protesto contra flagrante violação dos direitos humanos.Sem nenhuma importancia na politica de segurança dos Estados Unidos,a prisão militar já deveria estar fechada há muito tempo.Mesmo porque antes de eleger-se para o seu primeiro mandato Obama anunciou que a fecharia.E até agora não cumpriu a promessa,embora tenha declarado há poucos dias que a idéia de manter um grupo de pessoas presas,sem julgamento, contraria a essencia da formação dos Estados Unidos.A esse respeito eu tambem gostaria de ver manifestações indignadas dos meios de comunicação.Um centro de torturas,mantido sob o olhar complacente do governo do Estados Unidos, em território estrangeiro,é um ato tão condenável quanto o praticado por terroristas na maratona de Boston.Talvez seja necessário que morram vários prisioneiros encarcerados ilegalmente para que o governo de Obama se aperceba do tamanho da enrascada em que está metido.Não se pode combater o terrorismo com terrorismo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.