Firmado compromisso de construir centro turístico do complexo eólico

Presidente da Eletrosul, Eurides Mescoloto, durante pronunciamento

Termo foi assinado após lançamento de livro que conta a história da Usina desde o início das obras

Foi assinado ontem, na Sala de Cultura Ivo Caggiani, um Termo de Compromisso entre a Eletrosul e a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, para implantação e funcionamento de um Centro de Visitação da Usina Eólica Cerro Chato. Segundo o Prefeito Glauber Lima, ali será instalado um Centro Turístico. Na ocasião, também foi lançado o livro de Cleber Dioni Tentardini, que fala da história da Usina Eólica desde o início das obras.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito, vereadores, diretores e presidente da Eletrosul, e a secretária executiva do CODESUL/BNDES, Emilia Fernandes, representando o governador Tarso Genro, entre outras.

Foram doadas centenas de exemplares do livro para a distribuição gratuita em escolas públicas e privadas, e também à comunidade, com o objetivo de disseminar a história da Usina.

“Considero o lançamento dessa obra fundamental, pois temos que, cada vez mais, resgatar os fatos e os acontecimentos. Sou professora de história e temos que registrar constantemente os fatos, para que as novas gerações conheçam como tudo começa”, destacou Emilia Fernandes.

“Estive, esta manhã, na Usina Cerro Chato, onde, além da ampliação, teremos uma casa de quase 1 milhão de reais, construída pela Eletrosul e entregue ao município”, explicou o prefeito Glauber Lima. Em relação ao livro, Glauber diz que é uma obra que conta a história de uma ideia que muitos achavam que não iria dar certo, mas deu, e que está se expandindo com um potencial para oferecer muito mais à população.

Na solenidade, estava também, o presidente da Eletrosul, Eurides Mescoloto. “É uma parceria muito importante, pois é um novo fator de desenvolvimento econômico, e estar o fato de registrado em um livro, desde o começo, é extremamente relevante para as gerações que virão”, finalizou ele. 

Secretária Executiva do Codesul/BNDES, Emília Fenandes, assinando termo de compromisso, ao lado do prefeito Glauber

Palavras do autor do livro Usina Eólica Cerro Chato 

“Vínhamos acompanhando as obras da Usina Eólica do Cerro Chato, desde o início do projeto’’, ressaltou Cleber Dioni Tenterdini, jornalista e autor do livro que conta a história da Usina Eólica e das pessoas que também fazem parte dessa trajetória. A iniciativa é dos santanenses Nereo Rodrigues Mendes, Cléber e do editor Sérgio Rosa de Paiva, os quais acompanhavam diariamente notícias pelos meios de comunicação, internet, pelo jornal A Plateia, rádio RCC FM, entre outros.

“Passamos a vir seguidamente a Livramento, para ver diretamente o andamento da obra. Entrevistamos pessoas, pois a ideia inicial era realizar uma série de reportagens para o jornal Já, de Porto Alegre, e também para sites da Já Editores, onde foram publicadas três matérias. O objetivo era passar à população informações do dia a dia das obras. Falávamos com os trabalhadores, os diretores, os funcionários, para, em um futuro próximo, termos o material para a realização de um livro”, completou o jornalista.

Cleber demorou em torno de um ano para juntar o material e concluir o livro. “É um trabalho dinâmico, com muitas ilustrações, diferente de todos os outros livros que falam de técnicas. Esse fala da história de uma obra, que envolve, acima de tudo, pessoas”, esclareceu o autor.

O objetivo de Cleber é que haja a disseminação do conhecimento com a publicação do livro, que tem 48 páginas. “Informação é tudo, e já que podemos contar essa história, então que ela seja passada de pai para filho”, avaliou Cleber.

O autor tem duas obras previstas. Uma vai dar continuidade ao trabalho da Usina Eólica e outro abordará a história do local, com o testemunho de pessoas que ainda vivem lá. Mas da Usina Eólica em si, vai ser um atualizador da parte técnica.

Cleber Dioni já tem duas biografias publicadas, uma conta a história de Leonel Brizola, “O menino que se tornou Brizola”, lançado em 2004, logo após sua morte, e a biografia de João Goulart, o Jango, que conta a história do seu nascimento até sua morte.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.