Cooperativa de reciclagem pode ser integrada à Economia Solidária local

Organização de trabalhadores no bairro Industrial estava praticamente desativada e busca a retomada das atividades com apoio da Câmara de Vereadores

Ao centro, o vereador Dagberto Reis, durante a reunião com os integrantes da Cearte, no sábado passado

O vereador Dagberto Reis, presidente da Câmara Municipal, anunciou, na tarde de sábado passado que a Cearte, cooperativa de trabalhadores sediada no Cerro do Armour, no bairro Industrial, vai retomar suas atividades em ritmo intenso, com vistas à produção de diversos tipos de materiais para comercialização e, principalmente, visando à decoração natalina deste ano. A Cearte reúne um significativo número de trabalhadores para a elaboração de diversos tipos de produtos, a partir do reaproveitamento de garrafas PET, a exemplo de adornos, enfeites e, inclusive, cadeiras e guirlandas, como as adquiridas há alguns anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Livramento e utilizadas na decoração das ruas centrais da cidade, no fim do ano.

Devido a problemas estruturais e administrativos, a cooperativa praticamente encerrou suas atividades. Agora, com o apoio também da Coolivra, a organização começa a se rearticular. Na tarde de sábado passado, acompanhado pelo representante da Coolivra, Luis Pedro Velasques, o presidente da Câmara de Vereadores esteve no Cerro do Armour, onde se reuniu com Glademir Madruga e outros integrantes da Cearte. Na opinião de Dagberto, com o fortalecimento da cadeia do PET na Fronteira, através da instalação em breve de uma empresa de reciclagem junto ao recinto da antiga Swift Armour e a implantação da Casa da Economia Solidária em Livramento, a Cearte terá importante papel na coleta seletiva de lixo no município. Dagberto, que já tem um trabalho de apoio ao segmento da reciclagem de plástico e outros produtos, e tem defendido a criação de uma usina binacional de reciclagem, garantiu aos cooperativados da Cearteapoio a inserção do grupo no conjunto da economia solidária de Livramento, inclusive com qualificação em gestão de cooperativas. “Gosto muito destes desafios de recuperar cooperativas. Assim foi com a Coofitec. São projetos inclusivos que geram emprego, renda e cidadania para a comunidade”, destacou o presidente da Câmara Municipal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.