Integrantes da Economia Solidária ganham espaço próprio no município

Local será inaugurado hoje, dentro de agenda de debates sobre o desenvolvimento desse segmento de produção da economia na Fronteira

Casa da Economia Solidaria vai funcionar na antiga sede da Justiça do Trabalho

Será inaugurada, nesta quinta-feira, às 17h, em Sant’Ana do Livramento, a primeira casa da Economia Solidária do Rio Grande do Sul. O local vai funcionar na rua Rivadávia Corrêa, número 60, no prédio que durante anos sediou a Junta de Conciliação e Julgamento-JCJ da Justiça do Trabalho no município. O local pertencia ao Patrimônio da União e foi repassada ao Município através de uma articulação feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, junto à Superintendência de Patrimônio da União.

A Administração Municipal responsabilizou-se pela recuperação e limpeza do prédio, que vai permitir a dezenas de santanenses, em sua maioria mulheres – doceiras, artesãs, recicladoras, entre outras atividades -, um espaço para exposição e comercialização de seu trabalho para o grande público consumidor, na região central da cidade. Essa valorização da produção de artigos de vestuário, decoração, arte e outras utilidades, permitirá a inclusão desses trabalhadores, que muitas vezes não se enquadram nem como artesãos, nem como produtores de outro tipo.

Durante todo o dia, nesta quinta-feira, haverá atividades destinadas a discutir a geração de oportunidades para o desenvolvimento da economia solidária em Livramento. Na parte da manhã, haverá oficinas técnicas e de gestão em diversas áreas, na Câmara de Vereadores. Às 14h, também na Câmara, será realizada audiência pública proposta pelo vereador Dagberto Reis a respeito das necessidades e oportunidades para a Economia Solidária em Livramento, incluindo o grande potencial em que se transformou nos últimos anos o processo de reciclagem de material plástico.

A inauguração da Casa da Economia Solidária terá as presenças de autoridades locais e do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Em breve, também deverá ser instalado no local o Tele Centro Binacional. “Temos que agradecer pelo apoio na conquista desta área ao assessor da Secretaria de Planejamento do Estado, Carlos Henkin, e à superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Rose Carla, por entender a necessidade do município em contar com este prédio, e ainda às guerreiras da Economia Solidária em Livramento, que ao vislumbrarem esse prédio abandonado foram em busca das condições para sua doação ao Município, que agora ganha a primeira Casa da Economia Solidária do Rio Grande do Sul”, comemorou, ontem, o presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.