Dia Mundial do Rim – dia 14 de março de 2013

O tema da campanha deste ano é: “Pare de agredir seu rim.”
Porque campanha? Porque a sugestão de haver agressão a um órgão desconhecido para tantos?
A nefrologia é uma especialidade que trata das doenças renais e das vias urinárias e o nefrologista é o médico especialista que trata as doenças dos rins.
A preocupação dos cerca de 3.000 nefrologistas brasileiros é alertar a população sobre os cuidados com a saúde renal, os tratamentos disponíveis para quem tem doença renal crônica e para os pacientes com maior risco de desenvolver a doença, ou seja, diabéticos e hipertensos.
Hoje temos em programa de diálise crônica (tratamento que substitui a função dos rins) mais de 90.000 brasileiros, 5000 no estado e 100 em nossa cidade. Estima-se que de cada 10 habitantes 1 tenha algum grau de lesão renal.
A Terapia Renal Substitutiva representa um custo elevado para o Ministério da Saúde, porque nosso país está entre os cinco que mais fazem diálise no mundo, além do maior número de transplantes renais/ano.
Como nefrologistas, estamos seriamente preocupados com a continuidade do atendimento aos pacientes em diálise. Como médicos, tememos pela vida de nosso s pacientes, em face da solvência das clínicas de diálise, 5 em nossa fronteira, que arcam com pesada carga tributária, elevados custos de serviços terceirizados, os materiais e insumos que sobem anualmente, aluguéis atrelados ao IGPM, dissídios trabalhistas assim como o aumento da demanda dos pacientes por bons serviços dia após dia. Com remunerações sub-reajustadas há anos, ainda sofrem com atrasos nos repasses. Uma vida de instabilidade e insegurança.
Desestimulados, os mais jovens não abrem novas clínicas nem escolhem a especialidade. E, enquanto algumas fecham suas portas, as demais, endividadas, penam para contratar médicos especialistas. Hoje existem nefrologistas e serviços de Nefrologia em apenas 353 Municípios entre os mais de 5.000 Municípios brasileiros, menos de 10%, sendo que no nosso estado temos cadastrados somente 277 nefrologistas e 71 clínicas, sendo que muitos desistiram da especialidade.
Cuidar do Doente Renal é nossa missão e nosso imperativo ético. Portanto, neste dia na sede de nosso conselho, SGN e Cremers, estarão oportunizando um grande Fórum em defesa do tratamento integral do paciente renal assim como os próprios estarão mobilizados em Brasília, com representantes de todo o Brasil, agendados com a nossa presidenta onde entregarão um manifesto. Somos favoráveis e parceiros de campanhas permanentes .
Temos esperança que sejamos ouvidos e lidos e que a Nefrologia e os nefrologistas possam comemorar o dia 14 de março de 2013 como o dia em que mais recursos da União foram destinados a prevenção da doença renal crônica e ao tratamento de diálise (terapia renal substitutiva).

João José A. De Freitas
Diretor da Cardio Nefroclinica

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.