Patrulha Escolar retoma suas atividades com apoio aos educandários

Na atualidade, são empregados treze policiais militares, em sua maioria do quadro de corpo voluntários

A Patrulha Escolar da Brigada Militar, em Sant’Ana do Livramento, retomou recentemente suas atividades, através das ações da Patrulha Escolar.

A fração constituída no ano de 2010 tem em suas ações o Proerd, o Pelotão Mirim e o projeto Ações integradas, aliados às palestras voltadas à comunidade escolar. Também são realizadas visitas a educandários, com apoio às instituições de ensino na relação com alunos, repassando a visão institucional frente à formação de cidadania.

Entrevista

A Plateia: Qual o atual quadro de policiais empenhados neste início de ano, nas escolas?
Patrulha Escolar: Na atualidade, são treze policiais militares, em sua maioria do quadro de corpo voluntário de militares inativos, somados à patrulha escolar e policiamento ostensivo.

A Plateia: Como são definidos os horários de atuação dos guardas?
Patrulha Escolar: O Comando do 1º Esquadrão de Policiamento, através do decreto de criação do Corpo Voluntário de Militares Estaduais Inativos (CVMI), emprega o efetivo com a finalidade de atuar no policiamento de escolas públicas estaduais e no policiamento de guarda nos prédios do Ministério Público Estadual. Seu emprego é de 40 horas semanais e envolve o turno da manhã e parte da tarde. Concomitantemente, em Livramento, há o emprego de dois servidores junto a escolas e uma guarnição da patrulha escolar, composta de policiais que realizam, em média, sete visitas preventivas nas escolas, diariamente, visando aproximar-se da comunidade escolar, que na cidade, possui em media 16 mil pessoas. Assim, são realizadas abordagens, fiscalizações de trânsito e palestras, sobre temas como bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, regras escolares, a relação crimes/atos infracionais, prevenção de drogas, entre outros. As ações são desenvolvidas durante o horário escolar.

A Plateia: Que tipo de educandário pode solicitar esse tipo de serviço da BM?
Patrulha Escolar: As escolas que possuem servidores do quadro de CVMI estão englobadas em um estudo da relação de alunos e características do trânsito nas cercanias das escolas. Quando da aposentadoria compulsória, abre-se a vaga para que outro servidor se cadastre. O vínculo fica a cargo da vinculação à Diretoria de Pessoal da Brigada Militar, que manterá um cadastro atualizado dos Militares Estaduais na Inatividade, dispostos a ingressar no CVMI.

A Plateia: Quais as atribuições previstas para o guarda escolar?
Patrulha Escolar: O guarda empregado junto à escola desenvolve a função de controlador de trânsito.

A Plateia: A patrulha escolar tem conhecimento da redução de acidentes ou de imprudências quando da presença da figura do guarda?
Patrulha Escolar: Este contexto envolve um estudo não somente da presença do servidor, mas também das condições de trafegabilidade que a via disponibiliza. Com a melhoria nas condições de tráfego, estamos vivenciando uma nova estrutura na relação entre pedestres e condutores, o que envolve toda a sociedade, pois todos usufruem das vias para deslocamento. Desde 2010, temos desenvolvido diversas ações educativas, em especial com os alunos, pois notamos que em determinadas situações as orientações dos policiais junto ao trânsito não são atendidas. Por ano, abrangemos em media 10 mil alunos em nossas ações de palestras e orientações.

A Plateia: Existe algum projeto que possa beneficiar todos os educandários públicos da cidade?
Patrulha Escolar: Estamos planejando a execução e construção de um projeto que vise auxiliar os educandários nos horários de maior fluxo, e nos próximos dias externaremos à comunidade.

A Palteia: Em especial, o caso da escola Célia Irulegui como vem sendo tratado?
Patrulha Escolar: A escola Celia Irulegui está localizada em um triângulo que engloba o entroncamento entre o bairro Wilson, a BR-158 e a Estrada Robledo Braz. No ano de 2011, em reunião comunitária da qual participamos, a Brigada Militar, juntamente com a escola, solicitou ao DNIT a instalação de um controlador de trânsito nas imediações do local, para que facilitasse a ultrapassagem da rodovia por parte dos alunos que estudam no educandário e residem na vila Progresso.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.