Patrulha Escolar divulga mapa local de atendimentos nos educandários

Os indicadores relacionados a palestras e eventos atingiram os objetivos planejados

Um mapa sobre as ocorrências escolares começou a surgir em Livramento, graças a um trabalho inédito, realizado pela Brigada Militar, mais especificamente pela Patrulha Escolar, na pessoa do soldado Luis Eduardo Couto Pereira, do 1º Esquadrão do 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon.

Soldado Luis Eduardo Couto Pereira, da Patrulha Escolar

Conforme o pesquisador e policial militar, o referido levantamento realizado em 2013, com comparativos de 2012, trazem números bem significativos, como, por exemplo, informações sobre as ocorrências em âmbito escolar que estão diminuindo na cidade. “O Relatório das Ações em 2013 traz este ponto considerado extremamente bom, e faz parte da gestão do comando de Livramento, frutos plantados em 2010, quando foi implantada a Patrulha Escolar”, destacou Luis.

Atualmente, a Patrulha Escolar está formada na cidade por cinco policiais militares e atinge 32 educandários. “As ações evoluíram muito, e aquilo que se pensava, inicialmente, que seria apenas uma guarnição fazendo ronda escolar, tornou-se algo muito maior. Hoje, Livramento, assim como Gravataí e Novo Hamburgo, tem um policiamento em duas linhas de atuações, tanto preventivo, quanto ostensivo. Trabalhamos com oito eixos, dentro das ações preventivas e ostensivas. Temos uma base de relacionamento com o aluno e professores. Todos os membros da Patrulha Escolar são professores do Proerd, e isso ajuda muito a estreitar este vínculo. Livramento é um dos três municípios que mais forma alunos, com 13 mil crianças e adolescentes, que já receberam os ensinamentos”. 

“Na análise qualitativa dos indicadores, verifica-se que os eixos visitas e patrulhamento apresentam uma constante nos últimos dois anos, fortificando não somente a relação com a Escola, mas com a comunidade onde estão inseridos os educandários, pois simbolizam a visualização da instituição Brigada Militar junto à comunidade”, destacou Luis.

Educando Escola 

Mas as novidades não param por aí, e a Patrulha Escolar anunciou que ocorrerá, este ano, uma capacitação oferecida para professores em parceria com o IFSul. “Desde 2010, quando teve início as ações integradas nas Escolas, idealizada pelo Tenente-coronel Vilanova, sentiu-se a necessidade de preencher esta lacuna e, através de parcerias, será proporcionado um curso de capacitação aos professores. Dentro desta visão, fizemos uma reunião com o IFSul, em que se desenvolveu um projeto de extensão de 40h, envolvendo educadores da área urbana, capacitados nos temas da Patrulha Escolar, manual de segurança escolar, que será lançado em 2014, para orientar o diretor; Proerd para adultos; Centro de Referência da Mulher; Departamento Municipal de Trânsito; entre outros temas. Serão três professores por escola, e não podem participar professores da coordenação e nem da direção. Com o Projeto Educando Escola para o futuro, queremos capacitar o educandário frente a todos estes temas, porque sabemos que a escola não é mais aquela de 10 anos atrás”.

A tabela apresenta de forma quantitativa as ações do policiamento escolar, tendo 8 eixos de ações desenvolvidos, de forma a aliar a relação preventiva com a ostensiva.

As ações têm como suporte metodológico o policiamento comunitário, desenvolvido junto a 32 escolas da rede urbana de Livramento.

A cada ano, um eixo ganha destaque, com a execução de um planejamento voltado às necessidades verificadas.

Escolas do bairro Armour concentram o maior número de ocorrências

Agressões verbais e ameaças estão entre os casos mais preocupantes em termos de tipicidade mais atendida

Com relação às ocorrências registradas no âmbito escolar, o policial e pesquisador Luis Eduardo Pereira destacou, durante o levantamento, que o eixo ocorrências apresentou um aumento de 43,68% no atendimento, das quais 70,95% fora do âmbito escolar, representando um apoio ao policiamento ostensivo. Após a implantação do programa Ações Integradas, em 2010, ano a ano, ocorre um decréscimo nos indicadores de ocorrências atendidas em escolas e um reforço ao policiamento ostensivo. Em quantidade de ocorrências atendidas, o bairro Armour lidera o ranking, com 17 atendimentos para 10 escolas, com um percentual de 40,47%; em segundo vem a região central, com 14 ocorrências para 10 escolas, com percentual de 33,33%; o bairro Prado vem em terceiro, com seis atendimentos para sete escolas-14,28% e na sequência, Wilson com 11,9% e área rural.

Quando o assunto é tipicidade mais atendida, o biênio 2013/2012 tem no topo da pirâmide, a agressão verbal, seguida pelas ameaças.

Quando verificada qual a tipicidade mais atendida no geral, o mapa traz as averiguações, acidentes de trânsito com danos materiais, agressões com lesão/vias de fato, apoio ao policiamento e a autoridade, ameaça e acidente de trânsito com lesão corporal, como as mais atendidas junto à comunidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.