Brigada Militar promove encontro na comemoração dos seus 100 anos

História do Regimento da Cavalaria da Brigada Militar foi resgatada e repassada aos alunos do curso básico de formação

2º Regimento da Cavalaria da Brigada Militar

Ocorreu, ontem à tarde, o início das atividades de comemorações do centenário do 2º Regimento da Cavalaria da Brigada Militar, com a participação dos palestrantes Coronel Anisio Severo Portilho e Tenente Luis Bergental.

O objetivo desse encontro é mostrar a tradição, vida e cultura do Regimento à turma de alunos do curso básico de formação da Polícia Militar.

Da esq. para a dir.: Tenente Coronel Antonio Osmar da Silva, coronel Anisio Severo Portilho, coronel Iguaraçu Ricardo da Silva e Tenente Luis Bergental

A exposição do coronel da reserva, Anisio Severo Portilho, foi calcada na época em que serviu em Sant’Ana do Livramento, no período de 1961 a 1974. Ele relatou sua vida e experiências adquiridas ao longo da trajetória profissional, ao mesmo tempo ressaltando a vida histórica do Regimento nesse período, dando ênfase às revoluções históricas do País, referindo-se à Legalidade de 1961 e Revolução de 1964.

“Minha carreira foi toda alicerçada na lealdade e no trabalho. A história desse Regimento é coroada de êxitos”, avaliou Cel. Severo.

A palestra do tenente da reserva Luis Bergental, que serviu ao 2º Regimento em São Gabriel, teve foco na patrulha rural montada, mais conhecida como “Abas Largas”. Sua função diz respeito ao policiamento rural, tendo como principais atividades auxiliar as pessoas, em âmbito social e também desenvolver o trabalho na área de segurança pública.

“Nosso objetivo com esse encontro é fazer com que essa turma que está sendo formada, possa ter acesso à parte histórica do Regimento, principalmente com essas experiências da trajetória profissional do coronel Anisio e do tenente Bergental, que se confundem com a própria história da Brigada Militar”, destacou o tenente coronel Antonio Osmar da Silva, comandante do 2º Regimento da Cavalaria da Brigada Militar.

Soldados do curso básico de formação da Polícia Militar

Através do Decreto nº 1931, de 4 de fevereiro de 1913, foi criado o 2º Regimento da Cavalaria da Brigada Militar e o seu comando foi interinamente ocupado pelo major Francisco Ratth. Esse período de 100 anos servindo a comunidade santanense se confunde com a própria história do Rio Grande do Sul.

Na década de 60, a Brigada Militar passou a executar as atribuições de policiamento ostensivo, ou seja, a Corporação passou a exercer atividades de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública, de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento e de defesa civil.

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.