Merendeiras participam de encontro de capacitação em Livramento

Profissionais que atuam nas escolas da rede estadual de educação participaram do evento, que objetivava maior capacitação dos manipuladores de alimentos nas escolas

Encontro aconteceu ontem, na escola Carlos Vidal, em Sant’Ana do Livramento

Qualidade na alimentação e melhores resultados na educação. Essa pode ser considerada a tônica da 2ª edição do Encontro de Merendeiras, evento que aconteceu durante todo o dia de ontem, nas dependências do Instituto de Educação Carlos Vidal de Oliveira, na região central de Sant’Ana do Livramento. Sob o título “Capacitando Manipuladores de Alimentos”, cerca de 42 profissionais que atuam na escolas da rede estadual de ensino em Sant’Ana do Livramento assistiram a palestras, trocaram ideias e aprenderam um pouco mais com os especialistas sobre as formas corretas e mais adequadas de manipular alimentos, uma exigência cada vez maior para as gerações que reforçam as preocupações com a saúde.

O encontro, promovido pelo COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar, CAE Carlos Vidal, 19ª Coordenadoria Regional de Educação e Emater, teve como palestrantes Elisângela Furtado, que falou sobre boas práticas de fabricação de alimentos, o Chef Paulo Castro, com o programa Cozinhando com o Chef, além dos extensionistas da Emater. Segundo Sandra Cunha, integrante do COMSEA e uma das organizadoras do evento, a meta é fazer com que as merendeiras busquem motivação para iniciar as suas atividades para o restante do ano. “Conseguimos trazer o Chef Paulo para preparar uma Paella Riograndense, e cada uma das 42 merendeiras trouxe um prato salgado para o almoço comunitário. Essa é também uma atividade de integração, e promoção de uma maior aproximação e de valorização dessas profissionais, que são peça fundamental no processo de educação em cada uma das nossas escolas”, disse Sandra Cunha.

A coordenadora do evento disse que na cidade são 60 merendeiras, mas que raramente a totalidade participa do encontro. “Esse evento é fundamental para uma melhor qualificação e motivação. Aqui, tivemos, por exemplo, a participação de agentes da Vigilância Sanitária que passaram as informações necessárias sobre o uso do avental, luvas e equipamentos necessários para a segurança na manipulação dos alimentos. Eles também passaram informações sobre o armazenamento dos alimentos e cuidados com higiene pessoal necessários para mexer com os alimentos. As dúvidas sempre são dirimidas, porque este é um trabalho continuado que estamos realizando há bastante tempo. Mesmo assim, é preciso estar sempre atento a qualquer movimento, porque estamos lidando com uma questão extremamente importante”, acrescentou a coordenadora.

Sandra Cunha disse, ainda, que os integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar sempre visitam as escolas e uma das questões que ainda encontra resistência está ligada ao uso dos uniformes. “Vez por outra, acabamos encontrando as merendeiras sem o uniforme e as orientamos a fazer uso deste, que pode ser considerado um equipamento de segurança quando o tema é a manipulação de alimentos. Existe resistência em alguns casos, sim, mas não temos como multar ou notificar o que está errado, não temos esse poder. Nas nossas visitas, sempre levamos a Vigilância Sanitária, que tem esse poder e pode tomar esse tipo de atitude”, revelou ela, ao dizer que ainda escuta muitos diretores reivindicarem uma melhor distribuição das profissionais merendeiras. 

A Palavra do Chef

Paulo Castro, um dos mais renomados chefes de cozinha da Fronteira, participou como convidado do evento e preparou a tradicional Paella. À reportagem, Paulo destacou a importância de participar do evento. “É sempre importante dividir com as pessoas o nosso conhecimento. Isso é importante para a vida e faz, sim, muita diferença. Esse evento que visa começar bem o ano e motivar as pessoas, me agradou bastante. Achei interessante, porque está começando o ano e a meta é passar para elas a necessidade de cozinhar com vontade. Quando isso é feito sem vontade, toda essa disposição, ou indisposição, passa automaticamente para as crianças, através do alimento”, revelou o Chef. 

Emater

A extensionista de bem-estar da Emater, Graciela Correa Meller, destacou a importância do órgão no evento, como primordial. “Trabalhamos com segurança e soberania alimentar há vários anos, e este é um dos nossos carros-chefe do escritório municipal. Depois que teve a entrada da agricultura familiar nos 30% da alimentação, além de valorizar o produtor, se faz o acompanhamento com as manipuladoras para ver a qualidade do alimento. Acredito que as manipuladoras recebem bem essa informação. Essa valorização é importante”, destacou a extensionista.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.