Ações Binacionais em defesa das mulheres fronteiriças

Reunião de mulheres na Junta Departamental de Rivera

Ocorreu ontem uma reunião na Junta Departamental de Rivera, da qual a vereadora Carine Frassoni participou, a convite da vereadora Elizabeth Rodriguez, representante do legislativo riverense. O encontro visava debater as ações que podem ser desenvolvidas em forma de políticas públicas binacionais em defesa das mulheres fronteiriças e pelo fim da violência física, moral e institucional.

Nesse encontro, também esteve presente Marta Pinheiro, representante do Instituto Nacional das Mulheres, que possui experiência na área de defesa da mulher. Os temas debatidos na reunião foram questões que envolvem o universo feminino, principalmente sobre a possibilidade de realização de um seminário binacional de mulheres na política, Projeto Cimento e Batom, pertencente ao setor da construção civil, e discussão sobre a necessidade da casa de passagem, tema muito debatido nesses últimos dias.

No mês de março, em que é comemorado o dia Internacional da Mulher, uma série de ações binacionais estão programadas. Dentre as atividades previstas, no dia 10 de março, no Parque Internacional, ocorrerá uma grande festa, promovendo serviços gratuitos de saúde, beleza, palestras, distribuição de material informativo, adesivos, informações sobre a Lei Maria da Penha, Disque Denúncia, mateada e shows artísticos. Todas essas ações serão em parceria com a Intendência Municipal de Rivera, com apoio da Bancada Feminina da Junta Departamental.

A violência foi outro tema amplamente debatido, sendo uma das mais graves violações dos direitos das mulheres no País. Segundo informações obtidas da vereadora Carine Frassoni, “os registros de ameaças, estupros e homicídios contra mulheres são elevados, e revelam a face violenta do Rio Grande do Sul”. Ela conclui: “Reduzir a violência contra mulheres deve ser um compromisso de todos, e para isso devemos realizar ações que promovam a erradicação da violência contra o sexo feminino, optando por ações conjuntas de caráter binacional”.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.