Reunião debate abigeato

O presidente da Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade, participou de encontro realizado pela Regional II da Farsul, na sede da Associação Rural de Bagé, no dia 7 de janeiro. O crescimento da incidência do abigeato na Fronteira Oeste e as estratégias de enfrentamento deste tipo de crime no Estado foram os temas do evento. 

O encontro foi coordenado pelo coordenador da Regional II e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, que também é presidente do Sindicato Rural de São Gabriel. A Regional II da Farsul congrega os sindicatos e associações rurais de São Gabriel, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul e Sant’Ana da Boa Vista.

Os ruralistas presentes esperavam a presença do Secretário de Segurança do Estado, Airton Michels, e do comando da Polícia Civil e Brigada Militar, mas segundo a explicação oficial dada pelo Governo, o avião que os levaria ao encontro não chegou a tempo. Estiveram presentes os representantes do Comando Regional de Policiamento Ostensivo e da Delegacia Regional de Polícia Civil, além de delegados de polícia e comandantes de esquadrões da BM dos municípios participantes, e os presidentes de sindicatos rurais de toda a região.

“O abigeato não é apenas uma conduta penal criminosa, é um crime que causa prejuízos sociais e econômicos a todo o Estado, permitindo a circulação de carne ilegal no mercado, o que pode, inclusive, comprometer a saúde pública”, disse Tarso Teixeira. “A incidência crescente do abigeato exige um investimento maior do Estado na investigação e repressão. Mais de R$ 1 bilhão por ano é perdido pela economia gaúcha com o abigeato. Um Estado com a economia em déficit não pode abrir mão irresponsavelmente desta receita que escoa através do abigeato”- finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.