Grande expediente será tornado ato solene pelos 70 anos do Parque

Confirmação foi feita pela Mesa Diretora ontem, estabelecendo evento para esta quarta, 27

O palestrante, escritor Nelson Ferreira Moreira, durante a Feira do Livro

Atendendo encaminhamento proposto pelo vereador progressista Carlos Nilo Coelho Pintos, o presidente e a mesa diretora da Câmara determinaram a realização de ato solene durante o grande expediente da sessão da comissão representativa desta quarta-feira. A confirmação foi feita pelo próprio presidente, Dagberto Reis, acompanhado do 1º secretário Jansen Nogueira, ontem. Trata-se de uma homenagem ao parque Internacional, pela passagem dos 70 anos do cartão postal da Fronteira, celebrada ontem, que transcorrerá com as manifestações dos legisladores inscritos na segunda etapa da reunião desta quarta, no plenário João Goulart, estando convidada para participar a comunidade da Fronteira.

De acordo com o vereador Carlos Nilo Coelho Pintos, hoje, às 11h, o plenário João Goulart estará lotado para a palestra com Simone Rose de Alencastre Loss Rodrigues, do Rotary Club de Livramento Integração e do escritor Nelson Ferreira Moreira, autor de um livro bilíngue, em português e espanhol, sobre as origens, razões, circunstâncias, instituições e pessoas que estiveram na origem da criação e construção da Praça Internacional.

O autor do livro “A História da Praça Internacional”, Nelson, é riverense, professor de história, jornalista e funcionário da Intendência de Rivera. Não bastasse ser um livro rico em material fotográfico, com prefácio em espanhol do jornalista Victoriano Cabrera e, em português, do médico Getúlio Neves, ambos rotarianos, e que conheceram a Praça Internacional nos seus primórdios, é a única obra que resgata a história do mais extraordinário feito em prol da paz e harmonia nesta Fronteira. “Unir para delimitar e separar dois países, duas cidades, dois idiomas, duas culturas, em fim, dois povos” – define a rotariana Simone Loss, ao falar sobre a obra. Não existe outra publicação, tanto em espanhol, quanto em português. Apenas textos avulsos, que foram matéria de jornais dos dois lados desta Fronteira. “Essa é a grande importância da obra. Resgata a história e leva novamente ao debate e à opinião pública a necessidade de resgatar a dignidade e o valor da Praça Internacional para a nossa Fronteira” – apontou o vereador Carlos Nilo.

O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos e Simone Loss, que fará palestra hoje

A apresentação da História da Praça Internacional com base no livro será, da mesma forma, bilíngue, com Simone Loss abordando o tema em português e o autor, em espanhol. O curioso disso tudo, revela o vereador Carlos Nilo, é que “os manuscritos estavam guardados, o escritor não tinha condições de editar. Então, os direitos da obra foram doados ao Rotary Integração que, assim, editou o Livro”. 

Estacionamento rotativo 

Já no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h, no plenário da Câmara, será realizada a audiência pública sobre o estacionamento rotativo em Livramento, outra proposição de Carlos Nilo, que, com a anuência da mesa diretora do Legislativo, pretende debater com a comunidade, a partir da visão inicial de um especialista, o arquiteto Ricardo Schiavon, que fará uma apresentação sobre Estacionamentos Rotativos Públicos – especialmente convidado para vir a Livramento ministrar palestra sobre o tema – a necessidade e a forma de implementação.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.