Ato simbólico deverá integrar Câmara e Junta nos 70 anos do Parque Internacional, dia 26

Câmara de Vereadores de Livramento não terá condições de realizar sessão solene pelo rigor protocolar exigido pelo Regimento Interno, mas estará reunida em um ato simbólico no parque, no dia 26

Os vereadores Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) e Dagberto Reis (PT) conversaram, ontem, sobre uma nova possibilidade, após a aprovação pelo plenário da realização de ato solene em homenagem ao parque Internacional, após a sessão da comissão representativa de 27 de fevereiro. Entendendo que não há condições, inclusive de tempo para uma ação do gênero – nos moldes de sessão legislativa -, conversaram sobre a possibilidade de um ato simbólico em tom solene, a ser desenvolvido em consonância com o legislativo uruguaio. A finalidade é marcar a presença legislativa de vereadores e edis de forma integrada nas celebrações alusivas aos 70 anos do parque Internacional, na próxima semana.

A proposta inicial evoluiu para uma atividade que mantém, com originalidade, o mesmo cunho de formalidade, mas não está atrelada aos ritos e trâmites regulamentados pelo Regimento Interno da Câmara.

O presidente da Câmara, Dagberto Reis, que já havia se manifestado favorável a um ato integratório, durante entrevista radiofônica no início da semana, explicou ao vereador as questões pertinentes aos ritos constantes do Regimento Interno da Câmara, abordando o que comentara na sessão legislativa de quarta-feira, em plenário, quando justificou que o regramento do Poder tem que ser seguido.

Carlos Nilo Pintos fez considerações sobre a questão e os dois legisladores entenderam que é possível, em cumprindo o Regimento Interno, realizar um ato de integração. Assim, o progressista encaminhou ontem mesmo à presidência do Legislativo, para os trâmites necessários, a proposição sugerindo que seja realizado um Ato Simbólico no dia 26 de fevereiro de 2013, a data de aniversário do cartão postal da Fronteira, inserindo de pleno uma atividade marcante durante as homenagens aos 70 Anos do Parque Internacional, reunindo o prefeito de Sant’Ana do Livramento, Glauber Lima, e o Intendente de Rivera, Marne Osório; e fundamentalmente os integrantes das duas casas legislativas, de Livramento e Rivera, salientando que o ato se revestiria de um momento marcante no que se refere à união que denominou nossa fronteira de Fronteira da Paz.

“Como proponente do ato solene na Câmara de Vereadores julgo de bom alvitre estender essa homenagem no local com a presença do Executivo e Legislativo das duas cidades o que, certamente, teria uma repercussão positiva a nível nacional e internacional” – justificou o vereador do PP.

A alternativa encontrada pelos dois legisladores determina a consolidação do que é desejável para os agentes públicos dos dois lados, sendo marcada pela imparidade de que em nenhum país do planeta seja possível realizar ato de tal dimensão. A perspectiva, a partir da definição, é de que estejam reunidos Executivo e Legislativo de Rivera e Livramento para homenagear o Parque Internacional, conjuntamente com todas as demais forças sociais em um evento que poderá não ser o ideal em função das condições atuais do parque e da necessidade de contenção de despesas dos órgãos públicos, mas será marcante pela originalidade de um encontro entre autoridades sem símile no mapa mundi.

Henrique Bachio
henriquebachio@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.