Reunião afina atuação conjunta da Câmara e direção da Santa Casa

Presidente do Legislativo, vereadores petistas e presidente da Comissão de Saúde garantem apoio a pleitos do hospital e pedem atendimento humanizado no PS

Legisladores chegam ao prédio da Santa Casa de Misericórdia

A Câmara de Vereadores vai exercer um papel de representação da Santa Casa de Misericórdia na busca de recursos federais e estaduais para a instituição, mas, paralelamente, vai continuar realizando sua obrigação de fiscalizar a qualidade do atendimento prestado à população santanense, ação essa com a qual a direção do hospital concorda plenamente. Esse foi o resultado de uma longa e franca conversa, na manhã de ontem, entre os vereadores da bancada do PT na Câmara, Dagberto Reis, Jansen Nogueira, Itacir Soares e Aquiles Pires, e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Lídio Mendes, o Melado, e o provedor Carlos Alberto Vieira, o 1º vice-provedor, Vanderlei Goularte Bonnes, e o diretor administrativo do hospital, Adolfo Ferreira.

Os vereadores realizaram uma visita de cortesia à Santa Casa, quando abordaram, principalmente, as muitas demandas que chegam frequentemente ao Legislativo sobre dificuldades de atendimento enfrentadas por usuários do SUS, especialmente. Cada caso foi verificado individualmente, visando o esclarecimento ou encaminhamento de uma solução. Além disso, vereadores e administradores do hospital também conversaram sobre a situação dos repasses de verbas para o hospital. 

Arco Cirúrgico 

Vieira, Bonnes, Aquiles, Melado, Itacir, Jansen e Reis

Um dos aspectos abordados foi com relação à necessidade de acelerar o processo de aquisição de um arco cirúrgico para a realização de cirurgias de maior complexidade, o que reduzirá a necessidade de encaminhamentos de pacientes para outros hospitais do Rio Grande do Sul. Uma emenda parlamentar já destinou uma verba de mais de R$ 700 mil para essa finalidade e o recurso já está disponível na conta da Prefeitura Municipal desde o ano passado, mas o processo de licitação não foi feito até o fim do mandato da Administração passada.

O presidente da Câmara, Dagberto Reis, disse ao provedor Carlos Alberto Vieira que a utilização da verba para a compra do equipamento pela Prefeitura Municipal, para o hospital, já foi aprovada pelos vereadores. Ele entregou, inclusive, a cópia do projeto de lei do Executivo Municipal, que autoriza a realização do processo licitatório para a aquisição do arco, o que deverá acontecer rapidamente, uma vez que o recurso foi localizado no orçamento e disponibilizado pela nova administração.

Dagberto, Itacir, Nogueira, Aquiles e Melado aproveitaram para pedir informações aos administradores da Santa Casa a respeito das necessidades do hospital, inclusive solicitando uma relação de projetos e demandas cuja tramitação possa ser acelerada com o apoio de representação política em âmbito federal e estadual. A ideia é aproveitar o alinhamento político-administrativo do município com os governos da União e do Estado para ajudar efetivamente o hospital na parte da captação de recursos. 

HOSPITAL 100% SUS 

Os vereadores também endossaram sugestão do vereador Aquiles Pires no sentido de que a Santa Casa se transforme em um hospital 100% SUS, voltando seus atendimentos exclusivamente a usuários do Sistema Único de Saúde. Ele lembrou que a simples adesão ao regime 100% SUS já garantirá ao hospital um incremento na ordem de 45% no volume de repasses feitos pelo setor público. Os diretores da Santa Casa demonstraram interesse na ideia e se dispuseram, inclusive, a viajar à cidade de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, para conhecer o sistema implantado no hospital daquele município. Outra alternativa discutida no encontro, como forma de aumentar o volume de repasses ao hospital, foi a expansão do número de leitos psiquiátricos disponibilizados para a população, serviço que recebe um valor maior de pagamento pelo SUS.

Ao fim do encontro, o presidente da Câmara, Dagberto Reis, garantiu mais uma vez o apoio do Poder Legislativo à Santa Casa, para que o hospital possa prestar um atendimento cada vez melhor à comunidade. “É claro que nós vamos sempre apoiar e ajudar a Santa Casa, mas também vamos fiscalizar, porque existe dinheiro público investido ali, e o que nós apregoamos é que recursos públicos têm que ser utilizados realmente para atender as necessidades da população. Dissemos isso claramente ao doutor Vieira, ao vice-provedor e ao diretor Adolfo, e temos certeza que eles compreendem e concordam com a nossa postura, que é uma posição coerente com o compromisso que todos os vereadores têm como representantes da sociedade”, explicou ele.

“O que queremos é que seja dado um atendimento de qualidade a nossa população, passando principalmente pela implantação de um processo de humanização do nosso Pronto-Socorro e pela qualificação da estrutura e dos recursos materiais e humanos necessários para isso. Pedimos a implantação desse processo de humanização pontualmente à direção da Santa Casa, até porque é principalmente a parte humanitária que mais sentimos no cotidiano, na exposição dos casos de várias pessoas que procuram os vereadores para pedir ajuda, e conhecemos a realidade do hospital, então buscamos afinar uma atuação conjunta, na qual possamos ajudar efetivamente a Santa Casa para que ela tenha condições que prestar o atendimento que a nossa população merece”, encerrou Reis.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.