Estação Férrea será administrada pelo poder público, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Estação Férrea no dia da reinauguração, em janeiro deste ano

A Estação Férrea foi reinaugurada no dia 17 de janeiro de 2013, através da ação realizada pelo Instituto ALL de Educação e Cultura, empresa que investe no resgate e preservação do patrimônio, entregando à comunidade santanense esse espaço de acesso à cultura.

Conforme informações obtidas do representante do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Sergio Moreira, há três semanas, o Instituto ALL encaminhou a documentação de posse para a Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, no intuito de repassar para o poder público, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a administração do espaço cultural, com plenos poderes administrativos, de contratação de pessoal e promoção de eventos. No momento, a Prefeitura está no processo de licitação para contratar uma empresa com guarda armado para fazer a segurança do local.

A Estação Férrea conta com uma infraestrutura significativa e possui sala de vídeo, banheiros, salas para exposição, salas para administração e salas de café. Todo espaço necessário para promover uma agenda cultural na cidade.

Segundo informações obtidas através de Sergio Moreira, as atrações do Cine Estação possuem confirmações de 50 filmes cedidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, que irão fazer parte do acervo e da futura programação. Com relação ao agendamento para utilização do espaço cultural, o setor privado poderá utilizar, visando o critério fundamental de escopo cultural, pertencente às diversas áreas das artes. Quando sob a responsabilidade do poder público municipal, as regras, programação e ações a serem implementadas ficarão mais claras.

Os setores do poder público e do MPF têm discutido com relação aos projetos e ações que poderão ser promovidas nesse espaço cultural. Estas atividades vão desde a instalação de lojas de souvenir, para venda de camisetas, relógios e maquetes, encontro de Associações de Ferromodelismo do Brasil, visitação pública, até parcerias com escolas, para que os alunos possam realizar pesquisas nos equipamentos eletrônicos que estão instalados e que contam a história da Ferrovia, bem como exposições e mostras de arte, teatro, cinema e shows musicais. 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.