Concurso para ACS e ACE será em março

Secretário de Administração dá todos os detalhes sobre o primeiro concurso público a ser realizado pela gestão do prefeito Glauber Lima, para agentes da ESF

Secretário Fabrício Peres da Silva, da Administração: concursos à vista

O cidadão que está esperando por um concurso de nível municipal terá a chance de concorrer para Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou para Agente de Combate às Endemias (ACE). Ao total, para ACSs, são 62 vagas na modalidade emprego público para contratação imediata e 24 vagas para cadastro reserva das áreas onde serão instaladas futuramente as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para Estratégia de Saúde da Família (ESF). Das 62 vagas, 48 são para contratação de imediato e 24 permanecem no cadastro reserva. Soma-se ao total principal (62) mais 23 vagas para ACEs, todas para contratação imediata.

O secretário respondeu os questionamentos da reportagem, cuja ideia central é dirimir dúvidas sobre como será o concurso municipal para agentes de saúde, o primeiro que a administração Glauber-Edu deverá realizar. Fabrício Peres da Silva confirmou um grande concurso público municipal – com estimativa de vagas entre 300 e 400 – ainda para 2013.

“Estive em Porto Alegre, na Fundatec, para ajustar todas as datas, e agora já disponibilizamos um calendário efetivo. O concurso que será realizado não terá ônus para o município, ou seja, não faremos investimento. É uma parceria com a Fundatec, que recolherá os valores pertinentes às inscrições para cobrir seus custos e o município disponibilizará locais de realização e monitores para as provas” – sintetizou, ontem pela manhã, o secretário.

Fabrício Peres da Silva disse que em abril deste ano já estarão sendo realizadas as nomeações. “Estamos cumprindo um compromisso da campanha política” – fez questão de acrescentar.

De acordo com o secretário, este será o primeiro concurso público municipal da administração. “Estamos trabalhando para realizar, com lançamento de edital em junho ou julho, o grande concurso para provimento de vagas na administração, dentro da reforma administrativa que surgiu dos estudos que realizamos. Tão logo o prefeito Glauber Lima retorne das férias, vamos apresentar a ele o relatório dessa proposta de reforma e dar encaminhamento para que ainda este ano realizemos o concurso, cuja estimativa é de provimento entre 300 e 400 vagas” – informou o secretário.

Segundo Fabrício, não há impedimento legal para realização, pois a eleição deste ano não prevê disputa de candidatos à prefeitura ou à vereança.

HENRIQUE MACHADO BACHIO
henriquebachio@jornalaplateia.com 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.