Como despertar quem ainda dorme?

”Pedagogia Waldorf\Educação que temos\Vida que queremos.”

“Em pleno século XXI, o homem sofre de solidão, pois não coordena mais a comunicação em tempo real.” (Vera Machado)
O último livro de Vera Machado lançado recentemente entre nós, sobre a Antroposofia de Rudolf Steiner e Pedagogia Waldorf é o reflexo de seu pensamento em relação ao mundo em que vivemos. A autora, em suas obras anteriores, sempre discorreu sobre educação de forma inquietante defendendo suas teorias relacionadas aos problemas enfrentados nas escolas de nosso país. Conhece de perto a realidade do ensino rural, como professora e administradora da área.
Vera Machado escreve de forma espontânea. Escreve como quem fala, diz o que pensa com coragem, sem medo de se desnudar. Como em outras publicações conta suas emoções, seus temores com tanta intensidade que prende o leitor até o último parágrafo. Consegue narrar histórias e fatos, questionar comportamentos. Ela diz que a vida começa aos quarenta. Brinda, assim, a maturidade. Percebe-se, no decorrer de suas explanações, uma harmonia muito pessoal no tempo presente com o universo todo. Vera sente-se integrada na humanidade amando a vida, o trabalho, os amigos sem deixar de se preocupar com as injustiças sociais do nosso mundo contemporâneo.
A Pedagogia Waldorf objetiva que se alcance o conhecimento suprassensível da realidade do mundo e do destino humano formando seres livres capazes de, por si mesmos, encontrar direção para suas vidas. Rudolf Steiner enfatiza o elemento artístico utilizado como um veículo didático. Pode-se, dessa forma, chegar à realização pessoal e profissional. O mundo espiritual precisa ser cultivado. Hoje e sempre.
Vera Machado descobriu Steiner e suas teorias. Foi positivo para sua atuação profissional, mas ela tem voo próprio. Seguirá em frente, transmitindo alegria e otimismo para além das doutrinas e pensamentos pedagógicos, aos que se dedicam à difícil arte de ensinar e a todos que com ela convivem. Desejamos que continue a escrever como boa contadora de histórias que realmente é dando ânimo a todos nós, seus entusiasmados leitores e admiradores.
Maria Regina Prado Alves

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.