“Esse é o melhor vinho da minha carreira”, diz enólogo da Almadén, Leonel Calliari

Com vinte e seis anos de experiência, Calliari assiste, e comemora, o processo de engarrafamento do Vinhas Velhas, o vinho com a sua assinatura

O enólogo da Almadén, Leonel Calliari, diz que o Vinhas Velhas é o grande vinho da sua carreira, que já dura vinte e seis anos

No calor de aproximadamente 30°C da tarde de ontem, o clima era de comemoração no setor de engarrafamento da Vinícola Almadén, em Sant’Ana do Livramento, com o cumprimento de uma das mais importantes etapas da fabricação de vinhos. Depois de um ano de espera, as uvas colhidas dentro de um processo absolutamente especial dos vinhedos, com aproximadamente 37 anos de existência, toda a experiência e know hall de um grupo liderado pelo enólogo Leonel Calliari, serão agora descobertas pelos amantes da bebida dos Deuses, o vinho, em uma edição considerada especial.

O vinho Vinhas Velhas terá apenas seis mil exemplares engarrafados e deverá chegar ao mercado diretamente às mãos de um público seleto e que sabe que este não será um vinho para simplesmente acompanhar uma refeição. O Vinhas Velhas, segundo seu criador, Leonel Calliari, é um vinho para ser apreciado, sentindo todo o seu sabor e pureza. “Estamos falando de um vinho que recebeu medalha de ouro no ano de 2012, e que certamente terá este incremento como valor agregado. Eram mais de trezentas amostras enviadas na avaliação nacional de vinhos, e foi a primeira vez que a Almadén recebeu a honra de estar em primeiro, com uma pontuação alta. Caímos na mão de um dos melhores avaliadores da América do Sul, o que credencia o Vinhas Velhas a chegar com muita pompa ao mercado”, destacou Calliari.

O Enólogo contou que o processo todo demorou praticamente um ano antes de ser engarrafado. “Além disso, esse vinho passou por um processo quase artesanal. Em muitos momentos, o trabalho feito à mão, como a retirada de cachos para olhar e ver se não passou do ponto. Essa é uma produção menor para ter um grande produto. Esse é o grande produto da Almadén, nesse momento, embora saibamos que vá render cerca de seis mil garrafas, que serão numeradas, inclusive”, revelou. 

Trabalho em grupo 

Em pouco mais de duas horas, o processo de engarrafamento foi concluído,
ontem, na Almadén

Modesto, Calliari, mesmo ao assumir que este é o grande trabalho da sua carreira, diz que o resultado não se daria de maneira tão eficiente se não pudesse contar com a participação fundamental dos demais integrantes da equipe da vinícola. 

Diferenciado 

“O diferencial do Vinhas Velhas é que conseguimos um pico de maturação, por ter pouca uva, bem concentrado. O vinho fica maduro e atinge níveis de excelência”, revelou. Orgulhoso do seu trabalho, Calliari disse não fazer, ainda, ideia do valor que o vinho terá ao chegar ao mercado, mas sabe que o número limitado de garrafas será certamente um dos diferenciais. “No ano passado, falava-se em R$ 60,00. Hoje, acho que esse valor será um pouco maior”, frisou. O enólogo da Almadén disse, também, que o processo de fabricação do Vinhas Velhas foi melhorado. “Fizemos a limpeza do grão, cacho por cacho, sem machucar e trazendo com todo o cuidado nas caixas. Esse trabalho delicado está todo agora sendo engarrafado. Essa safra está melhor e garanto que estamos engarrafando um grande vinho”, disse, empolgado.

 

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.