Alunos do curso de primeiros socorros do Instituto Livramento realizam treinamento

A simulação de um acidente de trânsito serviu para estudantes aplicarem técnicas de atendimento e resgate,na prática

Alunos do curso junto a direção da escola e instrutor

Algumas pessoas no chão, moto caída, carro atravessado na rua, muita gente ao redor, professor e alunos. Um pouco mais distantes motoristas dirigindo bem devagar e alguns pedestres assustados. Para quem estava de fora, a impressão era de um acidente de trânsito, mas, era apenas uma simulação. Um cenário montado para proporcionar condições muito parecidas com o que acontece na realidade do dia-a-dia do profissional que atua na área de primeiros socorros. Os 15 alunos que participaram do treinamento estão cursando Técnico de Enfermagem e também o curso de Primeiros Socorros, este último com a duração de 40h. O instrutor é o sargento do Corpo de Bombeiros Paulo Sérgio Salgado, integrante da Força Nacional de Segurança, especialista em atendimento pré-hospitalar e de novos integrantes da Brigada Militar. Ele salientou que a simulação, nos dois acidentes, teve como finalidade fazer revisão geral dos conteúdos apresentados em aula, testar a condição emocional dos alunos, aplicando técnicas de imobilização e aplicação dos primeiros socorros fazendo uso das técnicas de suporte básico da vida. O curso torna o aluno apto para trabalhar em atividades que envolvem primeiros socorros. A avaliação inclui a disposição, desenvoltura no trabalho e uso da técnica.

Na simulação as alunas levam a pessoa ferida

Para Walessa Arpino Ribeiro, aluna do curso de técnico em enfermagem, também do Instituto Livramento, disse que o treinamento foi muito bom “uma cena próxima a realidade, que permite colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, comentou. Atuando como vitima na simulação do acidente, a estudante Jamille dos Santos de Mello Rodrigues observou “a gente tem que aprender na prática, não é fácil, exige agilidade e também calma, ao mesmo tempo”, observou.

As adversidades do local da ocorrência do acidente, nunca são iguais e os profissionais podem ter que enfrentar frio, calor ou mesmo chuva, comentou Paulo Sérgio. Nesse contexto o instrutor avalia o contato emocional e a utilização correta da técnica por parte dos alunos.

Um convite e um lugar para crescer

A diretora do Instituto Livramento, Jussara Ucha observou que a instituição busca

O instrutor Paulo Sergio Salgado instruindo a aluna Raisa de como proceder em caso de acidentes

capacitar alunos atendendo as necessidades da comunidade, atuando nas áreas de administração, informática, contabilidade e saúde. Entre os cursos destaca o técnico em enfermagem que possui uma carga horária de 1600h, sendo 1200 de teoria e prática e 400h de estágio supervisionado nos hospitais. Destaca ainda o de Educação Infantil e o de Auxiliar de Laboratório de Análises Clinicas, além do ensino fundamental e médio.

 

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.