Reitor da Uergs anuncia oficialmente curso de Agronomia em Sant’Ana do Livramento

Curso terá foco na agricultura familiar, pequenos agricultores e agroecologia, a partir de março de 2013. Ingresso será via SiSu do MEC

Da esq. para a dir.: o reitor da Uergs, Prof. Dr. Fernando Guaragna Martins, Lúcia Silva e Silva, diretora regional da Uergs, e Aloízio Menine, coordenador da Unidade em Livramento

Um novo curso, já anunciado anunciado nas páginas do jornal A Plateia, foi chancelado na tarde de ontem pelo reitor da Uergs – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, Prof. Dr. Fernando Guaragna Martins. Em visita à cidade, para conversar com setores específicos, principalmente prefeitos, atual e vice, Fernando Martins abriu espaço na sua agenda para receber a reportagem de A Plateia e falar sobre o futuro do curso e da instituição. “Esse é um novo curso, não apenas para Sant’Ana do Livramento, mas para a região. Na verdade, este é um curso de Agronomia no qual estamos trabalhando há cerca de dois anos, desde que assumimos. Na área da vida, era uma demanda antiga, não apenas para esta região, mas para as demais regiões do Estado. Sob essa óptica, começamos a trabalhar em um projeto que fosse diferente daquele que as demais regiões apresentam, que é a questão da agricultura tradicional das grandes propriedades. Nesse sentido, procuramos uma abordagem diferente que, aliás, é a tarefa da Uergs. Assim, procuramos dar uma abordagem para o curso mais voltada para a agricultura de pequena propriedade e para a agroecologia, ou seja, preenchendo um espaço que verifica a mudança da estrutura fundiária do Estado. O curso terá, sim, uma abordagem diferente”, afirmou o reitor. Fernando Martins, que permanecerá na cidade até esta sexta-feira, deverá se reunir com o prefeito Wainer Machado e com o prefeito eleito Glauber Lima, para tratar de questões específicas relacionadas à instalação e estruturação do curso. “Vamos precisar, sim, de muito apoio para que tudo isso possa se tornar uma realidade. A minha vinda a Livramento significa o primeiro passo oficial para que as coisas possam acontecer de forma eficaz e no rumo que todos nós desejamos”, frisou. O reitor fez questão de dizer que sua passagem pela Fronteira pode ser entendida como a motivação principal. “Temos o compromisso de colocar professores aqui em Livramento, acabando com um problema crônico. Por outro lado, por ser um curso caro, implica em ter uma sustentação importante, não apenas com a Prefeitura, mas também com o Governo do Estado. A novidade, anunciada agora, a emenda de bancada para o orçamento de 2013, será destinada aqui para a infraestrutura do curso e do Centro Integrado de Agricultura Familiar”, explicou. 

Mercado 

“Achamos que o mercado vai receber muito bem esse curso. Todos desejam, hoje, a Agronomia, porque a vocação do Estado ainda é agrícola e o Rio Grande do Sul precisa de um curso que forneça profissionais capacitados. Aqui, por exemplo, o curso poderá atender aos pequenos produtores, assentados, enfim, dar as ferramentas necessárias para o crescimento não apenas de Sant’Ana do Livramento, mas de toda esta região. Esperamos, inclusive, em 2015, anunciar outros cursos de Agronomia em outras cidades do Estado, também com este pensamento, com esta abordagem diferenciada”, salientou. O curso de Agronomia deverá ter o início das suas aulas em março de 2013. O ingresso dos alunos será através do SiSu, para aqueles que fizeram as provas do Enem em 2012.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.