Curso de Agronomia inicia em março de 2013 na Uergs

Serão quarenta vagas ofertadas e os candidatos que fizeram as provas do Enem no último fim de semana devem ficar atentos ao calendário do Sisu

Da esq. para a dir.: Claudio Cruxen, Lúcia Silva e Silva, diretora regional da Uergs, e Alóízio Menine, coordenador da Unidade em Livramento

Um dos mais antigos sonhos da comunidade de Sant’Ana do Livramento, a instalação de um Curso de Agronomia, já pode ser comemorado. A Uergs – Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, campus de Sant’Ana do Livramento, aprovou através do Conep – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o início das atividades do Curso, que irá disponibilizar 40 vagas. “Tivemos uma reunião ordinária no Conep, em que pudemos aproveitar o tempo de debate – cerca de 10 horas – e depois da votação dos conselheiros que acreditaram em Livramento e enxergaram aqui uma posição estratégica para a instalação de um Curso de Agronomia, chegamos a este resultado, anunciado para toda a comunidade”, frisou o acadêmico Claudio Cruxen, representante discente no Conselho. A notícia foi oficializada ao jornal A Plateia, na tarde de ontem, durante entrevista concedida pelo coordenadora da Unidade da Uergs em Livramento, Aloízio Menine Guedes, e que contou ainda com a presença da diretora regional da universidade, Lucia Silva e Silva.

O que muda

“Desde o momento em que a Universidade começou a construir a sua autonomia político-administrativa, a Uergs começou a discutir quais seriam os rumos e a partir desse momento, cada região apontou qual seria a sua visão de futuro. Nós fizemos uma discussão e apontamos quais as áreas do conhecimento que desejaríamos desenvolver e, em função disso, começamos a fazer um desenho interno do que poderia vir a ser”, contou a coordenador do campus da Uergs em Livramento, Aloízio Menine. Segundo ele, foi feita uma leitura da realidade sócio-econômica da cidade para chegar à definição da intenção de fortalecer a área de ciências agrárias. “Para que isso acontecesse, precisávamos de algumas condições, como infraestrutura e investimentos. Assim, pedimos para a Fepagro a cedência de uma parte de sua área e o seu conselho administrativo aprovou a cedência de 30 hectares para a Uergs, onde será futuramente instalado o campus da Universidade”, frisou. Menine disse, ainda, que a ideia é transferir para o local, futuramente, os demais cursos e laboratórios. “Estamos fazendo tratativas com a Universidade e com o Governo do Estado para que priorize os investimentos. Conseguimos convencer o Conselho Superior e agora temos aqui o primeiro campus a oferecer o Bacharelado em Agronomia”, destacou. Aloízio disse, também, que a expectativa é iniciar a construção do campus já em 2013. “A princípio, não precisamos do local para o início do curso, porque os laboratórios que temos aqui podem ser utilizados, pelo menos, nos semestres iniciais. A grande mudança fica por conta do apontamento da prioridade dos investimentos da Universidade, que demonstra agora, claramente, como vai investir nas suas unidades”, acrescentou. 

Valorização

Para a diretora regional da Uergs, Lucia Silva e Silva, a comunidade precisa agora, e cada vez mais, estar perto da Universidade, para que outras benfeitorias possam vir com mais rapidez nos próximos anos. “As pessoas precisam entender que isso é definitivo e vem para ficar. Na realidade, nós estávamos articulando o trabalho há bastante tempo, para que isso pudesse agora acontecer. Daqui em diante, será muito importante a valorização da cidade”, revelou ela, ao dizer que os argumentos técnicos e políticos foram todos utilizados no decorrer do processo. “Se as coisas derem muito certo, temos condições de avançar cada vez mais”, finalizou. 

Início

O início das aulas do novo curso de Agronomia da Uergs em Sant’Ana do Livramento deve acontecer em março de 2013. Serão 40 vagas ofertadas e os candidatos poderão concorrer através do Sisu. “Cabe salientar que os candidatos que prestaram as provas do Enem no último fim de semana estão aptos a se inscrever e tentar ocupar umas das vagas ofertadas”, frisou Lucia Silva.

Por CLEIZER MACIEL
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.