Mãe e Filha

Na segunda metade dos anos 40, do século passado, a Editora Globo brindou os leitores gauchos com uma publicação que marcou época.Era a revista Provincia de São Pedro,que exibia orgulhosamente os nomes de Moysés Vellinho, como Diretor e Carlos Reverbel, como secretário.Dois notáveis intelectuais gauchos, que realizaram um trabalho muito elogiado , numa época em que a Editora Globo, localizada na rua dos Andradas, a rua da Praia,era ponto de encontro de escritores, jornalistas e politicos familiarizados com obras literárias.De tres em tres meses aparecia revista Provincia de São Pedro,com um time seletíssimo de colaboradores do Rio Grande do Sul,mas tambem do Rio e São Paulo.Infelizmente não tenho todos os números da revista,mas vou reunindo os que encontro em livrarias de Porto Alegre.Minha esperança é que,um dia,eu tenha a coleção completa da revista à minha disposição.
Pois, há poucos dias, tive a sorte de conseguir a edição de numero nove da revista,sem imaginar que ficaria mais informado sobre a história de Santana do Livramento.Em sua página 105,encontrei uma verdadeira preciosidade,em matéria de pesquisa e investigação,assinada pelo insuperável Carlos Galvão Krebs,que trilhava os caminhos da nossa história e folclore com estupenda naturalidade.Nas primeiras linhas,quase deixei o texto de lado porque Krebs escreveu que, do ponto de vista do agiológio cristão,a denominação Santana do Livramento é um absurdo,mas lógica do ponto de vista histórico,rigorosamente documentado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.