Serviços essenciais devem ser mantidos, garante secretário Zilásio Vaqueiro

Depois da repercussão da questão dos banheiros fechados durante o feriado nas praças da cidade, secretário de Serviços Urbanos, Zilásio Vaqueiro, garante uma solução para a questão que gerou muita discussão

Na manhã de ontem, o atendimento no banheiro do parque estava normalizado, depois de passar todo o feriadão com as portas fechadas

O feriadão da última semana ainda repercute por um simples fato: a falta de banheiros para turistas nas praças da cidade, e principalmente no Parque Internacional, principal ponto de acesso de turistas junto à linha divisória. Milhares de turistas presentes em nossa cidade procuraram os banheiros do Parque Internacional e encontraram o local fechado. Estas pessoas passaram a se deslocar para o comércio local e depois de determinado horário, empresários pediam a funcionários que negassem o acesso ao banheiro a pessoas que não estivessem consumindo em seus estabelecimentos.

Estes empresários, em contrapartida, procuraram a reportagem do jornal A Plateia para descobrir qual o motivo de os banheiros estarem trancados em dias de tanto movimento na cidade. A empresária J.R. relatou: “Não posso emprestar o banheiro para todo mundo que chega aqui, senão teria que manter um funcionário somente para manter o banheiro em condições de uso, além do mais, iria cumprir com obrigações que não são minhas, que é de fornecer banheiros públicos”, destaca. 

Vandalismo 

Na noite de sábado para domingo, segundo informações informais, o local onde os praceiros guardam seu material de limpeza foi arrombado por pessoas que, momentos antes, tentaram arrombar a porta do banheiro masculino, sem sucesso. “Quando chegamos, nesta segunda-feira pela manhã, notamos que a peça das nossas ferramentas estava arrombada. Quem abriu aqui, utilizou o local como banheiro, não levou nada, mas urinou e defecou como se esse local fosse o banheiro. As pessoas não entendem que o banheiro estava fechado por ordens superiores, não por nossa vontade”, destacou o funcionário. 

O que diz o secretário 

O secretário Zilásio Vaqueiro, titular da pasta de serviços urbanos, concedeu entrevista na tarde de ontem para esclarecer a questão: “Eu, hoje, tive um contato com o chefe do local e definimos que o local vai ser mantido aberto durante todo o dia, mesmo a pasta estando em período de meio expediente, assim como outras secretarias da administração municipal. O funcionário irá ficar até as 14h e depois disso vou encaminhar uma pessoa que ficará responsável pelo local até as 17h, horário em que o ronda chega e assume o local e se encarrega, posteriormente, do local”, afirma.

Sobre os fins de semana e feriados, o secretário destacou que ainda não tem nada definido, mas que até o fim desta semana pretende encontrar uma solução para a questão. O mesmo vale para a praça General Osório, que deve normalizar a rotina de abertura de seus banheiros.

Outra questão que preocupou a comunidade está relacionada com a situação dos funcionários do Cemitério Municipal. “A comunidade pode ficar descansada, pois não existe a possibilidade de deixarmos de prestar atendimento no cemitério, é tudo boato”, finalizou o Secretário Zilásio Vaqueiro.

Por Leo Silveira
leo.aplateia@hotmail.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.